Use Filtro Solar - Poupafarma

Use Filtro Solar

Boa alimentação nas festas de fim de ano
Boa alimentação nas festas de fim de ano
14 de dezembro de 2016
Papai Noel faz a alegria na Vila Baiana, em Guarujá
19 de dezembro de 2016
Exibir tudo

Use Filtro Solar

Use Filtro Solar

Durante o verão, é preciso redobrar os cuidados ao se expor ao sol.

Isso porque nesta época do ano, há maior incidência de raios ultravioleta que podem provocar câncer de pele. É cada vez maior a consciência do perigo que os raios solares representam para a saúde da pele. Embora, uma fração ultravioleta dos raios solares (raios UV) atue de forma positiva, já que são indispensáveis para formação da vitamina D (importante para os ossos); por outro lado, pode ser nociva à pele e causar desde uma pequena vermelhidão a queimaduras graves, envelhecimento precoce e até o câncer da pele.

As pequenas exposições no dia a dia são suficientes para obter a vitamina D sem correr riscos. Por exemplo, uma pessoa de pele clara pode obter a quantidade necessária de vitamina D em apenas 7 minutos de exposição solar e em 15% da área corporal (um braço) três vezes por semana. Evitar a exposição ao sol e usar o protetor solar são as principais formas de proteção da pele.

Portanto é muito importante evitar a exposição direta e prolongada ao sol, usar um filtro com fator de proteção solar no mínimo de 30, reaplicando a cada duas a três horas. Nas crianças a proteção deve ser maior; com camiseta e chapéu o máximo de tempo possível, além do filtro solar. O filtro deve ser um hábito como escovar os dentes e usado o ano todo, mesmo no inverno. Além dos danos solares causados pelos raios UVA, UVB e IR (Infravermelho), o protetor solar também forma uma barreira física contra a luz visível (luz artificial em ambientes fechados) — um inimigo silencioso e presente na nossa rotina diária, que também causa danos no tecido da pele e favorece o aparecimento de manchas, piora o melasma e pode aumentar a chance do câncer de pele a médio e longo prazos.

Para reduzir os riscos de câncer de pele, o Ministério da Saúde recomenda evitar a exposição ao sol com maior incidência de raios ultravioleta, que vai de dez da manhã até às quatro da tarde.

Fonte: Ministério da Saúde

Use Filtro Solar