TPM ou TDPM? Saiba as diferenças no nosso blog.

Diferenças entre TPM e TDPM

fraldas
Tipos de Fraldas Descartáveis
27 de fevereiro de 2018
cabelos rebeldes
Saiba controlar os Cabelos Rebeldes
6 de março de 2018
Exibir tudo

Diferenças entre TPM e TDPM

TDPM

Todo mundo fala sobre a temida tensão Pré-menstrual, mas o que quase ninguém sabe é que a TPM tem um irmão mais malvado que é o TDPM: Transtorno Disfórico Pré-menstrual. Enquanto a TPM atinge 75% das mulheres em idade fértil, o TDPM alcança de 3% a 11% – um número razoavelmente elevado para um distúrbio pouco conhecido.

O TDPM é uma junção de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais, ou seja, basicamente uma TPM mais elevada que pode prejudicar a vida pessoal e profissional de quem sofre com isso. Esse transtorno costuma aparecer aos 20 e poucos anos e, mulheres com histórico de depressão, estão no grupo de risco do TDPM.

tdpm

Os sintomas psicológicos podem incluir ansiedade, alterações de humor, irritabilidade, depressão, sensação de opressão, sensibilidade à rejeição, exclusão social. Já na parte física, a mulher pode apresentar inchaço, seios maiores, aumento do apetite, dores de cabeça, fadiga, insônia, dores musculares e articulações. A parte comportamental também pode ser afetada, causando falta de concentração e esquecimento.

O que diferencia a Tensão Pré-menstrual do Transtorno Difórico Pré-menstrual provavelmente são mudanças hormonais, embora os cientistas não saibam ao certo o que desencadeia o TDPM. Estudos feitos recentemente apontaram que este mal está relacionado a baixos níveis de serotonina, que é a substância química do cérebro que atua como um mensageiro entre os nervos e ajuda a controlar o humor, atenção, dor e sono.

Como saber se tenho TDPM?

Os sintomas de TDPM se sobrepõem a várias outras condições, como a síndrome da fadiga crônica, enxaquecas, síndrome do intestino irritável, fibromialgia, depressão e ansiedade. Se você se identifica com esses sintomas está na hora de procurar um médico.

Fonte: ganhaquemperde

TDPM