Conheça a Síndrome do Olho Seco

Quer uma pele linda & macia?
Quer uma pele linda & macia?
13 de julho de 2016
Conheça esse programa incrível
18 de julho de 2016
Exibir tudo

Conheça a Síndrome do Olho Seco

Quase 60 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, sofrem da Síndrome do olho seco ou Síndrome da disfunção lacrimal, que ocorre quando existe a falta de produção de lágrima ou quando esta alterada em algum de seus componentes. A lágrima é essencial para lubrificação, nutrição e proteção das estruturas oculares externas, como córnea e conjuntiva. Quando alterada em quantidade ou qualidade, essas estruturas deixam de funcionar corretamente causando diversas consequências como:

  • Olhos vermelhos
  • Irritação
  • Visão borrada ou turva
  • Sensação de areia nos olhos
  • Desconforto quando se trabalha em frente ao computador, tablet e celular

Este problema tende a piorar no Outono/Inverno por conta das poucas chuvas no período e baixa umidade do ar.

A lágrima é formada de água, gordura e gel, e a falta de um deles causam o ressecamento e os sintomas citados anteriormente, além de poder levar a infecções, conjuntivite, alergias e até perfuração de córnea.

Para evitar esse problema, a recomendação é beber bastante água, não coçar os olhos, usar óculos escuros mesmo em dias nublados e manter sempre os olhos hidratados. Evite também locais com baixa umidade e ar condicionado (que deixam o ambiente mais seco), ficar muito tempo em frente ao computador e procure piscar mais (pois os olhos são lubrificados toda vez que piscamos).

E muito importante: Não use qualquer colírio, fale com um oftalmologista para saber qual é o mais indicado para você. Evite se automedicar.

sindrome-do-olho-seco-1024x770