Google Ads Sense
Segundo dermatologistas, ao escolher um sabonete ideal, o consumidor deve atentar para o pH do mesmo, ou seja, o potencial hidrogeniônico do produto e verificar se é compatível com o da pele. De acordo com os profissionais, o pH pode variar numa faixa até 14, sendo que quanto mais próximo do 0, mais ácido; já se o valor está mais para 14, mostra um pH alcalino. O pH 7 é considerado neutro. Os sabonetes devem ter pH próximo ao da pele (que fica entre 5,4 e 5,6), para evitar alterações na acidez cutânea.
É importante saber que os sabonetes têm componentes distintos e o que cada um deles pode fazer para a pele. Os sabonetes em barra são compostos de ácidos graxos de origem animal ou vegetal e possuem um pH na faixa de 8 a 9,5 (pH alcalino). Já os líquidos contêm detergentes e, geralmente, têm a vantagem de ficar com o pH mais próximo da neutralidade, podendo variar do mais ácido até o alcalino. Durante os banhos, os especialistas recomendam optar pelas versões líquidas, por serem mais hidratantes. De acordo com alguns dermatologistas, os sabonetes em barra tendem a deixar a pele mais ressecada, pois na maioria das vezes há em sua fórmula soda cáustica e gordura animal. A função do sabonete é limpar a camada mais externa da pele, mas alguns removem a camada natural que ela possui.
Diferentemente das outras partes do corpo, os órgãos genitais podem ser higienizados mais de uma vez ao dia. O ideal é que os sabonetes íntimos sejam usados a partir da adolescência por homens e mulheres. Existem diversos componentes nos sabonetes íntimos (como glicerina e ácido lático, por exemplo) que tentam manter o pH mais próximo do desejado na área genital. Nas mulheres, o produto deve ser usado apenas externamente, pois as duchas vaginais podem causar infecções, alergias e corrimentos. Os especialistas não aconselham o uso de sabonetes em barra para a limpeza dos órgãos genitais, pois além de aumentarem o risco de contaminação, por serem compartilhados por outras pessoas, ressecam ainda mais a pele.
Com tantas opções na hora de comprar, podem surgir algumas dúvidas sobre qual é o melhor sabonete. É preciso levar em conta o benefício que ele pode trazer para o tipo característico de cada pele, e na dúvida, consulte um dermatologista. Confira outras dicas:
Agora que já conhece nossas dicas, clique aqui e confira alguns sabonetes com preços especiais!
Fonte: vivasaude.digisa.com.br