Ressaca - Veja seus Mitos e Verdades no nosso blog

Mitos e Verdades sobre a Ressaca

DST
DST – Saiba mais sobre elas e Como se Prevenir
8 de fevereiro de 2018
cistite
Cuidados para Evitar a Cistite
20 de fevereiro de 2018
Exibir tudo

Mitos e Verdades sobre a Ressaca

Ressaca

Em festas como o carnaval ou ocasiões especiais as pessoas podem passar do limite na bebida. No momento, o abuso só tornará o evento mais divertido, mas o sintomas e mal estar chegam no dia seguinte. A ressaca pode provocar moleza, enjoo e dor de cabeça.

Veja abaixo alguns métodos usados para combater estes sintomas e saiba se eles funcionam ou não.

Beber mais para curar a ressaca

A pior coisa a fazer é beber de novo, dizem especialistas. O álcool pode, temporariamente, aliviar os sintomas da ressaca, mas pode fazer mal à saúde em longo prazo. A pessoa fica de ressaca porque o álcool é tóxico e o corpo precisa de uma chance para se recuperar.

Almoço gorduroso

Não há evidência científica de que uma porção de bacon e ovos alivia ressaca, apesar de muitas pessoas acreditarem nisso. Alimentos gordurosos só provocarão azia. Especialistas recomendam o consumo de alimentos digeridos facilmente; como torradas e cereais.

Café

Se você consome café regularmente, quando estiver de ressaca pode não ser uma boa ideia manter o hábito. A cafeína pode potencializar os sintomas da ressaca, pois estreita os vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial.

Ressaca

Água e repositores energéticos

O conhecimento popular diz que a desidratação causada pelo consumo excessivo é o que faz você se sentir tão mal no dia seguinte. Na verdade, os especialistas realmente sabem muito pouco sobre o que causa uma ressaca. Imagina-se que a interrupção do ritmo biológico ou mesmo a retirada do álcool podem causar os sintomas. Não existem provas de que consumir líquidos melhora a ressaca.

Tomar analgésicos

Para as mulheres que têm cólicas, sensibilidade nos seios, dores nas costas, ou dores de cabeça durante a TPM, os medicamentos podem proporcionar algum alívio. Para a ressaca, porém, não são indicados.

Exercício

Um treino suave pode ajudar a se sentir melhor. É importante lembrar que se a pessoa tiver bebido muito, pode estar um pouco desidratado e exercícios vão exigir hidratação e nutrição.

Sauna

Acha que pode “suar” o álcool e outras toxinas consumidas durante uma noite de festa? Pense novamente. A sauna pode deixar os vasos sanguíneos potencialmente perigosos e mudar o fluxo de sangue no corpo. A última coisa que você precisa é interromper o fluxo normal de sangue e padrões de calor. Se você já está um pouco desidratado, sudorese excessiva pode ser prejudicial – causar alterações da pressão arterial e arritmias cardíacas – e até mortal.

Sono

As pessoas dormem mal depois de uma noite de bebedeira. O álcool faz a pessoa apagar, mas quando ele é eliminado, horas após a bebedeira, a insônia deve surgir. Se você pode dormir ao longo do dia, faça isso, o cérebro agradecerá. Uma das curas para a ressaca é o tempo.

Fonte: terra.com.br

Ressaca