Prevenção de doenças respiratórias na volta ao trabalho: o que fazer antes, durante e depois do expediente - Poupafarma

Prevenção de doenças respiratórias na volta ao trabalho: o que fazer antes, durante e depois do expediente

Consulte um médico para escolher a pílula que funciona melhor para você
29 de julho de 2020
3 Dicas para a sua saúde emocional
8 de setembro de 2020
Exibir tudo

Prevenção de doenças respiratórias na volta ao trabalho: o que fazer antes, durante e depois do expediente

Na enquete feita em nossa página no Facebook, a Poupafarma perguntou quais dicas de saúde você gostaria de saber e a maioria pediu para que falássemos sobre a prevenção de doenças respiratórias. Como muita gente está retornando ao trabalho e outras atividades podem voltar a funcionar, fizemos um guia para que você não esqueça de se proteger antes, durante e depois do expediente.

Antes

Voltar ao trabalho não será como antes. A partir de agora precisamos criar novas atitudes e mudar antigos hábitos. Não é fácil. A boa notícia é que se proteger do coronavírus e de doenças respiratórias é possível e o primeiro passo está em preparar a sua cabeça para essa situação. Antes mesmo de sair para trabalhar tenha em mente que o cuidado protege você e seus familiares e por isso vale a pena se prevenir. Lembre-se destes três mandamentos o dia inteiro: 1. jamais tocar o rosto; 2. manter o distanciamento e 3. lavar as mãos. Se for usar o transporte público, tente não encostar nas portas e paredes do trem ou do ônibus, e se precisar segurar nos apoios, use álcool em gel para limpar as mãos. Ah, e não esqueça do seu kit de higiene pessoal: leve sempre álcool em gel e máscaras (mais de uma).

Durante

Assim que chegar ao trabalho é importante garantir que todos os colegas sigam os mesmos protocolos de proteção. As empresas podem obrigar os funcionários a utilizar máscaras para evitar contaminações, caso a empresa não forneça. É recomendável que você tenha mais de uma para trocar a cada 3 horas. Fique atento aos objetos de uso coletivo: o computador, uma ferramenta ou até as maçanetas das portas. É fundamental higienizar esses locais periodicamente e suas mãos quando tocá-los. Ao ir ao banheiro, atenção redobrada ao usar pias e vasos sanitários. Evite também aglomerações que podem ocorrer nos sanitários, no refeitório e no elevador. Muitas empresas vão limitar o número de pessoas nesses espaços, mas é bom você saber que precisa garantir a distância de um metro e meio a dois de outro colega. Sempre que possível, a sala de reunião pode ser trocada por chamadas virtuais e o ar condicionado por janelas abertas.

Depois O horário do expediente terminou, mas os cuidados continuam. Quando ficamos mais cansados, corremos o risco de baixar o nível de atenção e abrir a guarda. Na volta para casa siga evitando aglomerações nas estações e no transporte público. Se puder trabalhar com uma agenda alternativa, monte seu turno para desviar dos horários de pico.  Ao chegar em casa, não se esqueça de deixar os calçados para fora e higienizar completamente seus objetos pessoais como celular e carteira. Você deve terminar seu dia como começou: de olho nos hábitos. Ter uma alimentação equilibrada, tomar bastante água, dormir bem, não fumar, não beber em excesso e praticar atividades físicas fortalecem o seu sistema imunológico e também ajudam na prevenção de doenças respiratórias e muitas outras.