Preservando a Camada de Ozônio

Os benefícios de andar de bike. Bom para a saúde e bom para a cidade!
Os benefícios de andar de bike. Bom para a saúde e bom para a cidade!
13 de setembro de 2016
Os benefícios das fibras
Os benefícios das fibras
20 de setembro de 2016
Exibir tudo

Preservando a Camada de Ozônio

Preservando a Camada de Ozônio

A Camada de Ozônio é a camada de gás que protege parcialmente a terra da radiação ultravioleta do sol (UV). A ação dos raios UV pode levar ao câncer de pele, problemas oculares e imunossupressão. Por um tempo, o uso de gases artificiais causaram um esgotamento enorme da camada de ozônio. Mas se tomarmos alguns cuidados de preservação estima-se que a camada de ozônio pode se recuperar lentamente nos próximos 50 anos. Veja abaixo algumas dicas:

1) Verifique seu extintor de incêndios. Se “halon” ou “hidrocarbonetos halogenados” for o ingrediente principal, encontre um centro de coleta de materiais perigosos para reciclá-lo e compre um modelo sem este composto químico nocivo à camada de ozônio.

2) Não compre produtos aerossóis com clorofluorcarbonetos (CFC). Embora os CFCs tenham sido banidos ou reduzidos em várias de suas aplicações, a única maneira de ter certeza é verificando o rótulo em todos os seus sprays fixadores, desodorantes e produtos químicos domésticos.

3) Concerte a sua geladeira, freezer e ar condicionado imediatamente após qualquer sinal de problemas. Esses dispositivos usam um produto químico nocivo à camada de ozônio para funcionarem, assim, os vazamentos liberam o produto químico na atmosfera. Se algum desses dispositivos quebrarem, encontre um lugar seguro para recicla-los.

4) Priorize transportes como o metrô e bicicleta. O CO2 emitido pelos escapamentos de carros e ônibus também tem a capacidade de causar danos à camada de ozônio.

5) Economize energia desligando a luz de ambientes que você não está usando ou retirando aparelhos da tomada quando não estão em uso.

Preservando a Camada de Ozônio