Organize-se: veja como criar seu próprio calendário e ter uma rotina mais saudável

O que você precisa saber na hora de “tomar a pílula”
15 de agosto de 2019
O que é Outubro Rosa?
7 de outubro de 2019
Exibir tudo

Organize-se: veja como criar seu próprio calendário e ter uma rotina mais saudável

No Brasil, estima-se que 57 milhões de pessoas precisam conviver com alguma doença crônica. As mais comuns são hipertensão, diabetes, problemas na coluna, colesterol alto e depressão.

Se você está nesse grupo, já deve ter ouvido que além de medicamentos, você vai precisar tomar uma outra medida: a mudança de hábitos. Sim, uma nova rotina pode trazer melhorias importantes. Em muitos casos é uma ferramenta para controlar sua doença e até diminuir as limitações no seu dia a dia.

Ter um calendário bem organizado é fundamental para que você mude seu estilo de vida. Veja como criar e gerenciar uma rotina mais saudável.

Cuidado com as redes sociais e o celular: Em um primeiro momento essa dica pode parecer estranha, mas uma das principais dificuldades para não mudar a rotina é a falta de tempo. Mas veja só: o brasileiro passa, em média, 9 horas e 14 minutos conectados à Internet e interrompe suas tarefas para dar aquela olhadinha no celular até 78 vezes por dia. Aposto que agora você entendeu: se você der uma desligada da tecnologia, vai sobrar tempo para reorganizar sua agenda.

Use aplicativos: Se por um lado o uso da tecnologia pode atrapalhar, ela com certeza também pode ser uma aliada na mudança de hábitos.Se você se considera uma pessoa desorganizada e com dificuldades de manter a disciplina, há diversos aplicativos que podem dar uma mãozinha. O Google Calendar, por exemplo, é um aplicativo gratuito que permite incluir todos os seus compromissos e atividades em cada dia da semana e ainda receber alertas com os lembretes daquilo que você se comprometeu a fazer em uma determinada data ou hora do dia. Há também outros apps para organizar seu calendário disponíveis tanto para iOS quanto para Android: Fantastical 2, Calendar 5, Tiny Calendar e Week Calendar. Teste qual funciona melhor para você e comece a separar os horários para as nossas próximas dicas!

Atenção aos exames de rotina: a recomendação para quem tem alguma doença crônica é que os exames de rotina sejam realizados a cada seis meses. Então, logo que você concluir uma bateria de exames, já deixe marcado na sua agenda e com os médicos quando será o próximo.

Programe seus exercícios: assim como o consumo de álcool, tabagismo, excesso de peso e colesterol alto, o sedentarismo também é um dos (maus) hábitos para doentes crônicos. Para muita gente é fundamental incluir exercícios físicos na rotina. Separe os dias da semana e quanto tempo você vai dedicar para seus exercícios. Vai ficar mais fácil saber qual horário você pode dedicar para sua atividade física. Lembre-se de duas coisas: 1) quinze ou trinta minutos de exercícios são sempre melhores do que deixar para amanhã 2) entre às 15h e 16h é comum a gente sofrer com a queda de produtividade e disposição por conta da baixa dos níveis do hormônio cortisol. Evite se comprometer com exercícios nesses horários.

Crie uma nova rotina de alimentação: outro fator capaz de melhorar as condições de quem sofre com alguma doença crônica é consumir mais frutas, verduras e legumes na alimentação. Separe no seu calendário um dia da semana para ir à feira ou ao mercado para comprar esses itens. Evite a compra do mês que pode aumentar o desperdício de alimentos que precisam estar sempre frescos para o consumo. Se você puder cozinhar sua comida, melhor ainda. Programe um dia para preparar suas refeições da semana e manter o hábito de se alimentar bem.

Marque encontros em grupo: para muitos doentes crônicos o convívio e o compartilhamento de experiências com pessoas com passam pelas mesmas situações ajuda muito a superação das limitações diárias. Você pode separar um dia no mês ou da semana para esses encontros, de acordo com a sua necessidade e disponibilidade. Inclusive, a experiência de outras pessoas que transformaram seus hábitos pode ser inspiradora para você.