O que é Janeiro Branco? - Poupafarma

O que é Janeiro Branco?

Encare o primeiro desafio do ano com mais saúde: é hora do projeto verão
2 de janeiro de 2020
Como tomar anticoncepcionais
20 de janeiro de 2020
Exibir tudo

O que é Janeiro Branco?

Você já ouviu falar em Janeiro Branco? Trata-se de uma campanha que visa conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional.

Segundo o psicólogo Leonardo Abrahão, idealizador do movimento, a campanha é algo semelhante ao que já acontece no Outubro Rosa e no Novembro Azul. Afinal, trata-se de um conjunto de ações visando a conscientização.

O mês de janeiro foi o escolhido por já trazer consigo a simbologia do recomeço e de ter páginas em branco para escrever. Assim, a campanha Janeiro Branco visa aproveitar essa sensação de possibilidade de mudança, naturalmente despertada nas pessoas, para que elas reflitam mais sobre as suas emoções e sobre a importância da busca pelo autoconhecimento.

O movimento nasceu no Brasil e está em seu sexto ano. A intenção é que, pouco a pouco, ele se espalhe pelo mundo.

Importância da campanha Janeiro Branco

Falar sobre a saúde da mente está cada dia mais importante. Pelo menos é isso que demonstram os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo eles, apenas no Brasil há mais de 12 milhões de pessoas que sofrem com depressão. Esse número equivale a aproximadamente 5,8% dos habitantes do país.

Isso faz com que o Brasil tenha a maior taxa de depressão de toda América Latina. Quando se fala em todos os países do continente, os brasileiros só ficam atrás dos Estados Unidos da América, com 5,9% de depressivos. Os dados tornam-se ainda mais alarmantes quando é levado em conta que o número de suicídios está crescendo.


Os motivos para que isso aconteça são diversificados. Alguns especialistas atribuem ao estilo de vida atual, bem como aos índices de violência. Seja como for, o debate e a conscientização são essenciais para mudar esses índices. É exatamente isso que a campanha Janeiro Branco quer propor. A conscientização e a difusão do conhecimento sobre a saúde da mente e emocional.

Atividades: o que fazer para ficar bem Terapia:

A prática de terapia, que já sofreu muito preconceito no passado, hoje ficou mais popular. São muitos seus benefícios: autoconhecimento, aumento geral da motivação e melhoria nos relacionamentos interpessoais são só alguns exemplos do que podem trazer encontros periódicos com um psicólogo.

Não só isso: se antigamente a terapia era cara e de difícil acesso, hoje existem inúmeras possibilidades mais acessíveis, como centros universitários, que atendem de graça.

Companhia

Em momentos de dificuldades, entes queridos podem ser verdadeiros heróis. Se por um lado o acompanhamento de um profissional preparado, como um psicólogo, pode trazer inúmeros benefícios, por outro parentes e amigos podem trazer o companheirismo e o carinho necessários para que um quadro depressivo possa encontrar caminho para melhora.

Atividade física

A atividade física libera o hormônio da endorfina – conhecido como hormônio da felicidade – e pode trazer melhorias duradouras na saúde mental. Afinal, os benefícios não são só químicos: sair de casa e dar uma boa caminhada no bairro ou no parque traz novos ares para a cabeça.

Ajuda médica

Nós da Poupafarma sabemos que saúde mental é coisa séria. Por isso, mesmo seguindo nossas dicas acima, não deixe de visitar um profissional médico se necessário. É ele que vai dar a palavra final.

A Poupafarma apoia a causa do Janeiro Branco!