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O Milho e seus Benefícios

O milho e seus benefícios

O milho é um conhecido cereal, cultivado em grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal, devido às suas qualidades nutricionais.

Fonte de carboidrato complexo, proteína, alta concentração de fibras (dá saciedade e ajuda o trânsito intestinal), sem glúten (ótima opção para os celíacos), suas vitaminas (A, B1, B5, C e E) ajudam no bom funcionamento do intestino, assim como os minerais (magnésio, potássio, ferro, cálcio e fósforo). Ainda encontramos a ação antioxidante, ácido fólico, ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, previne problemas cardiovasculares.

Tudo isso faz do milho um alimento funcional, que pode incrementar uma dieta saudável. Para usufruir de todos os benefícios do milho, sem um pingo de dúvida, dê preferência para o milho orgânico e não transgênico!

Para não errar, evite enlatados e em conservas pois possuem alto teor de sódio e conservantes. Prefira os “in natura”, que possuem mais nutrientes, pois não terão agrotóxicos e nem modificação genética (transgênicos). Sendo assim o milho possui muitas propriedades nutricionais.

Benefícios do milho para a saúde

  •  Proteger as células – ação antioxidante
  •  Reduzir os níveis de colesterol, devido a casca que não é removida (fibras)
  •  Ajudar a controlar o açúcar no sangue (fibras)

O milho pode ser utilizado de variadas formas, ao natural, em cereais matinais, mingaus, tortas, canjica, cuscuz, polenta, pamonha e pipoca. Existe ainda o óleo de milho que tem gorduras boas ômega 6 e 9, gorduras poliinsaturadas, mas que não podem ser aquecidas porque com o aumento da temperatura a gordura deixa de fazer bem ao organismo.

Dica: que tal comemorar o Dia do Milho preparando um milho cozido “bem quentinho” com sal rosa do himalaia, ervas (alecrim, orégano e manjericão) e azeite extra-virgem. Fica a dica!

Fonte: Andressa Dalceno – nutricionista e colaboradora do blog

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