O frio pede hidratação. Veja alguns cuidados com a pele para o inverno.

Você tem alergia e rinite? Saiba quem são seus aliados nessa luta diária
24 de junho de 2019
Férias de julho: como tornar esse período saudável para você e sua criança
1 de julho de 2019
Exibir tudo

O frio pede hidratação. Veja alguns cuidados com a pele para o inverno.

“Quando o inverno chegar” diz a música que nos lembra da estação perfeita para ficar embaixo das cobertas assistindo filmes e séries ou para tomar aquela sopinha. É nessa época também que ninguém dispensa aquele banho quente e reconfortante depois de um dia cansativo de trabalho.

Mas é no inverno que o maior órgão do nosso corpo fica mais exposto e sensível. A pele sofre com o clima frio e seco comum no inverno e também fica desprotegida com a alta temperatura da água do chuveiro que conforta, mas acaba retirando nossa proteção natural.

Ninguém gosta quando a pele fica com aquele aspecto ressecado e muitas vezes descamado. Só que além da má impressão, essa desidratação também pode trazer alguns problemas para a saúde da sua pele, que se torna mais frágil e sujeita a alguns problemas de saúde.

Por isso, alguns cuidados no seu dia a dia são essenciais para proteger sua armadura natural.

Identifique seu tipo de pele Normal, seca, mista e até peles oleosas correm risco de ressecamento no período mais frio do ano. Ao identificar em qual das categorias você se encontra, escolha um hidratante apropriado para o seu tipo de pele e use diariamente. Se der para diminuir um pouco a temperatura do chuveiro, melhor.

Não se esqueça também de que algumas partes do nosso corpo tendem a ficar mais vulneráveis ao ressecamento. O rosto é a principal delas porque mesmo no inverno fica descoberto o tempo todo.

Use filtro solar Passar filtro é como beber água. É obrigatório o ano inteiro, mas muita gente acaba se esquecendo disso no inverno só porque não vai à praia ou à piscina. Mas não se engane: o uso diário do filtro solar é obrigatório, assim como o de um hidratante especial para o rosto ajuda a prevenir doenças de pele como rosácea, eczemas, dermatite atópica e dermatite seborréica.

Não esqueça dos pés Se o rosto necessita de cuidados extras porque fica mais exposto, com os pés acontece o contrário. Eles precisam de atenção especial justamente por passarem o tempo todo fechado dentro de sapatos e botas.

Pés rachados e ressecados são comuns no inverno e como muitas pessoas até dentro de casa não dispensam a meia para se proteger do frio, eles acabam ficando ainda mais abafados, o que podem provocar um ataque de micoses e frieiras não só nos vãos dos dedos, mas também na sola e nas unhas.

Para as rachaduras é possível usar hidratantes específicos para os pés enquanto para as micoses e frieiras o jeito é utilizar medicamentos específicos, chamados de antifúngicos e antimicóticos. Então, é importante prestar atenção no seu corpo e aproveitar o inverno só com o que ele tem de melhor para oferecer.