O Coco e seus Benefícios

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O Coco e seus Benefícios

O Coco e seus Benefícios

Você sabia que o Coco é um dos alimentos mais saudáveis do mundo?

Água, óleo, açúcar, farinha e até leite, o Coco e seus derivados trazem vários benefícios à saúde.

Polpa do Coco

Junto com a água, a polpa é uma das formas mais utilizadas do coco. As empresas preferem a do seco (mais carnuda) para fazer a versão ralada, óleo, leite, farinha, etc.

Os pigmentos responsáveis pela cor branca da polpa (ou copra) do coco são riquíssimos em flavonóides. Os flavonóides combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores no intestino, reduzem o risco de câncer, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória. Além disso, possuem uma forte atuação no fígado, estimulando a produção de enzimas que reforçam a imunidade e combatem substâncias cancerígenas.

Água de Coco

Além de refrescante, a água de coco é rica em potássio, cálcio e magnésio, minerais importantíssimos para a nossa saúde. A água de coco é boa para o coração e outros músculos, evitando cãibras. Graças à presença de diversas vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos, a água de coco combate várias doenças como doenças cardíacas, aterosclerose e alguns tipos de câncer. Além disso, as funções renais ficam controladas, assim como os níveis de glicemia e a circulação sanguínea. O sistema imunológico fica mais forte, a pele e o organismo rejuvenescidos, o intestino funciona melhor e as bactérias boas são preservadas.

Óleo de Coco

O óleo de coco fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento da tireóide, reduz o nível de fadiga, entre outros. O óleo de coco também é usado para adicionar sabor e aroma para inúmeros pratos na culinária mundial. E por ser um óleo muito estável (mais de 90% dele é gordura saturada), o óleo de coco não altera sua estrutura química em altas temperaturas, ao contrário dos óleos vegetais, mantendo-se saudável durante o cozimento dos pratos.

O óleo de coco tem a capacidade de hidratar a pele e os cabelos e é um ingrediente básico de vários produtos para o corpo, tais como sabonetes, loções e cremes.

Açúcar de Coco

O açúcar de coco é extraído do fluido das flores da palma de coco. Além de ser uma delícia, o que torna o açúcar de coco realmente especial nutricionalmente é o seu baixo índice glicêmico – menor que o do mel, e muito menor que o do açúcar branco. Além disso, é cheio de vitaminas, sendo um excelente substituto para o açúcar refinado comum.

O açúcar de coco é não-processado, não-adulterado, não-filtrado, não contém conservantes e é 100% natural, sendo conhecido por ser o adoçante mais saudável e sustentável do mundo.

Leite de Coco

Leite de coco contém muitas vitaminas, minerais e eletrólitos, incluindo potássio, cálcio e cloreto. Metade dos ácidos graxos de cadeia média do leite de coco são compostos de ácido láurico, que é antitiviral, antibacteriano, antimicrobiano e antifúngico. O leite de coco pode ajudar a estimular o sistema imunológico e é uma alternativa para aqueles que são intolerantes à lactose ou alérgicos ao leite animal. Esta bebida vegetariana não contém soja, glúten e nozes.

As gorduras saturadas do óleo de coco tem muitas propriedades medicinais.

Foi descoberto que os ácidos graxos, nos quais o coco é tão rico, vão direto para o fígado a partir do trato digestivo e lá são usados como fonte de energia rápida ou transformado em compostos chamados corpos cetônicos, que pode ter um efeito terapêutico em distúrbios cerebrais, como a epilepsia ou a doença de Alzheimer.

Dietas à base de coco estão entre as mais saudáveis do mundo.

Enquanto o coco ainda é considerado uma espécie de alimento exótico nos Estados Unidos, há muitas culturas onde o coco é um produto básico em suas dietas. E essas culturas têm prosperado com esta dieta por muitas gerações. O melhor exemplo disso são os Tokelauanos, uma pequena população no Pacífico Sul, que consome uma dieta que é de 60% à base de coco e praticam uma culinária com uma das maiores concentrações de gordura saturada no mundo. Mas mesmo assim eles estão em excelente saúde e não mostram nenhuma evidência de doença cardíaca.

O óleo de coco aumenta a energia e a queima de gordura.

O coco pode ser um grande aliado nas dietas. Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) no óleo de coco podem aumentar o gasto de energia, às vezes por até 5%, ou o equivalente a 120 calorias por dia. Este gasto extra pode ser uma poderosa ajuda para perda de peso.

O coco tem propriedades antimicrobianas.

Uma substância chamada ácido láurico constitui cerca de 50% dos ácidos graxos encontrados no óleo de coco e, quando digeridos, forma um monoglicérido chamado monolaurina; estas duas substâncias demonstraram que matam agentes patogênicos prejudiciais no corpo, incluindo bactérias, vírus e fungos. Isto inclui as bactérias perigosas como Staphylcoccus aureus e Candida albicans, as quais são responsáveis por infecções fúngicas.

O óleo de coco é um supressor natural do apetite.

Outra razão que o coco pode levar à uma dieta saudável é que ele naturalmente suprime o apetite, podendo levar à redução geral do total de calorias ingeridas. Um estudo mostrou que, quando diferentes quantidades do coco rico em TCM foram ingeridas por homens, os que recebem mais, comeram em média, 256 calorias a menos por dia. Acredita-se que isto é causado por corpos cetônicos formados quando o coco é digerido, os quais tem sido indicados e que reduzem a fome naturalmente.

Fonte: Beleza e Saúde / Revista Saúde

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