Livros e filmes para o Dia Internacional da Mulher

5 itens de uma bolsa que ajudam a refletir sobre a mulher do século 21
6 de março de 2020
Dia Internacional da Mulher marca a luta pela igualdade
6 de março de 2020
Exibir tudo

Livros e filmes para o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março e marca a luta pela igualdade de gênero. Embora, muitas vezes, seja compreendido como uma data comercial, ele tem a sua origem baseada em passeatas e protestos.

Até hoje, para uma mulher alcançar cargos altos dentro de uma empresa ou se destacar, precisa batalhar muito mais do que um homem. Contudo, uma mudança, gradativa e vagarosa, pode ser notada.

Essa busca feminina e a luta por alcançar o reconhecimento é, muitas vezes, retratada em livros e filmes. Conheça alguns deles e inspire-se com essas histórias!


Filmes

Estrelas além do tempo

Mulheres afro-americanas formam uma equipe de cientistas da NASA. Elas são fundamentais para que os Estados Unidos vençam a corrida espacial, que aconteceu durante a Guerra Fria, contra a União Soviética. Com isso, as mulheres se tornam as heroínas do país.

Eu, Malala

História verídica. Malala Yousafzai é o nome da adolescente, de apenas 15 anos, que foi perseguida pelo Taliban por defender a educação de outras meninas. Quando voltava para a sua casa, no Paquistão, a jovem foi ferida por um tiro. O ataque sofrido, pela jovem guerreira, comoveu o mundo. Ela sobreviveu e hoje é cofundadora do Fundo de Malala e segue lutando pelos direitos das mulheres.

A menina de ouro

Conta a história de um treinador de boxe veterano, que é de Los Angeles, e que não tem um bom convívio com outras pessoas. Contudo, Maggie Fitzgerald, uma operária transferida de Missouri, o procura e pede que ele a treine. No início, ele não aceita muito bem. Porém, o treinador acaba cedendo e a mulher muda a sua vida.

Um senhor estagiário

Precisou de apenas 18 meses para Jules Ostin (Anne Hathaway) fazer o seu site de venda de roupas deslanchar. Em pouco tempo, ela já conta com mais de 200 funcionários. Com uma vida agitada, devido ao crescimento da sua empresa, Jules passa a não ter tempo para mais nada. Até que a empresa dela decide contratar uma pessoa de terceira idade para uma vaga de estágio. É nesse momento que ela conhece o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro), de 70 anos. Os dois tornam-se amigos.

Erin Brockovich – Uma mulher de talento

Depois de sofrer um acidente de carro, que não foi sua culpa, Erin Brockovich pede um emprego para o seu advogado Ed Masry. Ela encontra algumas irregularidades e convence o chefe a deixá-la investigar o que está acontecendo. É assim que Erin descobre que a água está causando problemas de saúde em uma comunidade e decide mudar isso.

Valente

De espírito livre, a jovem princesa Mérida passa por um conflito familiar. Os parentes querem que ela se case, mas ela mostra a todos que não precisa de nenhum príncipe encantado em sua vida.

Livros

Além dos filmes que mostram o empoderamento feminino, há alguns livros inspiradores. Confira!

Este não é um livro de princesa – por Blandina Franco e José Carlos Lollo

O livro quer desconstruir os esteriótipos, que muitas vezes são passados para as meninas, de que toda mulher precisa ser uma princesa. O texto quer mostrar que não é preciso seguir os padrões impostos pela sociedade. O importante é ser feliz e realizada.

Corajosa sim, Perfeita Não – Reshma Saujani

Escrito pela fundadora da ONG Girls Who Code, quer encorajar as mulheres a se colocarem socialmente e no mundo empresarial. Ela quer lembrar que a busca pela perfeição pode limitar o desenvolvimento. Por isso, é preciso arriscar mais e ter coragem para encarar os desafios diários.