Lavar as Mãos ajuda a Evitar Doenças

Cuidados com a Higiene Bucal
Cuidados com a Higiene Bucal
12 de abril de 2018
candidiase
Dicas para prevenir a Candidíase
20 de abril de 2018
Exibir tudo

Lavar as Mãos ajuda a Evitar Doenças

Lavar Mãos

Lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças. A higienização adequada das mãos pode impedir que você fique doente e também de transmitir infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas.

Grande parte das infecções comuns, tais como resfriados, gripes, intoxicação alimentar, hepatite A, parasitoses intestinais e muitas outras, são transmitidos habitualmente por mãos contaminadas. Mesmo as infecções respiratórias, que podem ser transmitidas através da tosse ou do espirro, são, na verdade, transmitidas com mais frequência pelas mãos do que pelo ar.

lavarmaos1

Por que a mão pode transmitir tantas doenças?

Quando você tosse ou espirra, quando o seu nariz está escorrendo, quando você termina de evacuar qual é a parte do corpo que você usa para se limpar? Quando você desce uma escada em um local público, o que você usa para se apoiar no corrimão? E para abrir portas ou segurar em dinheiro? Quando o metrô ou ônibus estão lotados e você fica em pé, que parte do corpo você usa para se apoiar e não cair? E para trocar as fraldas do seu bebê?

Mesmo que você em alguns desses casos utilize panos ou papel para auxiliá-lo, a verdade que são sempre as mãos que estão diretamente envolvidas em todas essas atividades. Existem neste exato momento trilhões de micróbios nas suas mãos. Obviamente, a maior parte deles é inofensiva e faz parte da flora microbiana natural da sua pele. Porém, nem todos os micróbios no qual as nossas mãos entram em contato ao longo do dia são inofensivos.

Existem inúmeras maneiras de uma infecção ser transmitida de uma pessoa para a outra através das mãos. Vírus, fungos, bactérias e parasitas são todos germes passíveis de serem transmitidos por um simples aperto de mão.

Quando as mãos devem ser lavadas

Para evitar a transmissão de doenças, as mãos devem sempre ser lavadas nas seguintes situações:

  • Antes e depois de preparar comidas.
  • Antes de começar a comer.
  • Antes de tratar qualquer ferida ou machucado.
  • Antes e depois de entrar em contato com qualquer pessoa doente.
  • Depois de usar o banheiro.
  • Depois de trocar fraldas ou limpar alguma criança que tenha ido ao banheiro.
  • Depois de assoar o nariz, tossir, espirrar ou ter contato com qualquer tipo de secreção corporal.
  • Depois de apertar as mãos de outra pessoa.
  • Depois de entrar em contato com animais.
  • Depois de manusear o lixo.
  • Toda a vez que a mão estiver nitidamente com alguma sujeira.

Como lavar as mãos de forma correta

Para que você consiga eliminar de forma relevante os germes presentes nas suas mãos, não basta lavá-las apenas com água, é preciso usar sabão. O sabão em barra é aceitável, mas a forma líquida é a melhor. Clique aqui e veja opções de sabonetes líquidos com preços especiais.

lavarmaos2

O processo de lavagem das mãos precisa durar em torno de 30 a 40 segundos. Se você demorar menos de 10 segundos, uma grande quantidade de germes ainda permanecerão ativos. E, se você não gastar nem 5 segundos nesse processo, o resultado final é praticamente nulo, como se você não tivesse lavado as mãos.

Álcool em gel

O álcool em gel (com pelo menos 60% de álcool) é uma forma alternativa e muito eficaz de higienizar as mãos e impedir infecções.

Veja alguns de seus benefícios:

  • O álcool em gel é tão eficaz quanto a lavagem das mãos.
  • O álcool gel não é mais agressivo à pele que os sabonetes comuns.
  • Enquanto a higienização com sabão demora de 30 a 40 segundos, em apenas 20 segundos o álcool em gel já é eficaz.
  • O álcool em gel não precisa de enxágue.
  • É prático, pois você pode carregar um pequeno frasco na bolsa e usá-lo no momento que precisar.

Todavia, quando as suas mãos estiverem nitidamente sujas ou engorduradas, você deve dar preferência à lavagem com água e sabão. Clique aqui para ver algumas opções de álcool gel com preços incríveis.

Fonte: www.mdsaude.com

 

Lavar Mãos