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Jardinagem é Cultivar a Saúde

Jardinagem é cultivar a saúde

Além de ser um ótimo passatempo, trabalhar em um jardim alivia o estresse do cotidiano, melhora a memória, previne o surgimento de doenças e até afasta o mal humor. O processo de cultivo faz bem à saúde física e também mental. Tanto que a prática é utilizada em terapias e tratamento de pacientes de câncer. E se você resolver plantar verduras e legumes ainda pode ter alimentos mais saudáveis e frescos em casa.

Confira alguns benefícios que a jardinagem pode trazer para sua saúde e da sua família:

Alívio do estresse

Vivemos em uma sociedade em que sempre devemos estar ligados e “online”, bombardeados por um volume enorme de informação, cobranças e responsabilidades. Mas isso tudo gera fadiga, acompanhada de mau humor, irritação e estresse.

Praticar a jardinagem é um momento de prazer e contato com a natureza; nos conscientiza que fazemos parte da natureza, trazendo paz, harmonia e o equilíbrio necessário para viver bem o dia a dia.

Melhora a saúde mental

A atenção sem esforço da jardinagem pode melhorar a saúde mental e evitar os sintomas da depressão. Também ajuda a prevenir problemas causados pelo declínio cognitivo, como o Alzheimer. Algumas pesquisas sugerem que a atividade física associada com a jardinagem pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver demência. De acordo com os estudos, a combinação de atividade física e mental envolvidas na jardinagem pode ter uma influência positiva sobre a mente.

Para pessoas que já estão sofrendo com transtornos mentais, como o Alzheimer, apenas andar por um jardim já é terapêutico. As paisagens, cheiros e sons que existem no ambiente natural promovem o relaxamento.

Exercita o corpo

Mexer com plantas não se compara a levantar pesos na academia, ao menos que você esteja transportando carrinhos de mão cheios de terra todos os dias, provavelmente a jardinagem não vai fazer muito pelo seu condicionamento cardiovascular. Mas cavar, plantar, capinar e repetir outras tarefas que requerem força e alongamento é uma excelente forma de exercício de baixo impacto.

Por isso, a jardinagem é uma atividade que pode ser feita por idosos, pessoas com deficiência e até por quem sofre de dores crônicas. Além disso, a jardinagem permite que você tenha contato com ar puro e sol, o que faz com que seu sangue se movimente melhor.

Nutrição

O alimento que você mesmo planta é o mais fresco que você pode comer. E é prazeroso comer algo que você mesmo cultivou. Então, por que não fazer uma horta cheia de frutas e vegetais?

Esse também é um bom incentivo para as crianças comerem mais verduras e menos alimentos artificiais. Estudos de programas de jardinagem em escolas sugerem que as crianças que mexem com jardins são mais propensas a comer frutas e legumes. E elas são muito mais aventureiras na hora de experimentar novos alimentos.

Vamos começar?

Você não precisa de um grande jardim para se beneficiar com a jardinagem. Se você tem pouco espaço, vale plantar até em pequenos recipientes, como vasos e baldes, desde que estejam limpos e tenham buracos na parte inferior.

Existem inúmeras dicas de jardinagem em livros e na internet. Outra maneira de aprender novas formas de cuidar de plantas é conversando com aquele vizinho que tem uma horta ou que gosta de cultivar um bonito jardim. A maioria vai gostar de compartilhar as habilidades, e essa é uma maneira agradável de começar a por as mãos na terra!

Fonte: Hypescience

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