O aumento da população mundial junto com o crescimento da indústria e o surgimento de grandes metrópoles, tem aumentado cada vez mais a quantidade de resíduos orgânicos e inorgânicos, de forma que reciclar se tornou uma atitude fundamental para a saúde das pessoas e do planeta.
O termo reciclar significa transformar materiais usados (ou lixo material) em novos produtos para o consumo.
Os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. A reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo e visa também evitar o esgotamento dos recursos naturais. Destes materiais, destaca-se o alumínio, que pode ser reciclado com um índice de reaproveitamento de aproximadamente 100%. Derretido, ele volta para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
A reciclagem, além de preservar o meio ambiente, também é importante para a atividade economica. Várias empresas encontraram na reciclagem uma redução significativa nos custos de produção de seus produtos, além de contribuir para um desenvolvimento sustentável do planeta. Já os restos de alimentos, chamados de lixo orgânico, são aproveitados para preparar o solo das plantações em zonas rurais.
Outro importante benefício gerado pela reciclagem é a quantidade de novos empregos que ela tem gerado nos grandes centros urbanos, uma vez que muitos desempregados encontram neste setor uma forma de sustento. No Brasil, existem em grande número de cooperativas de catadores de alumínio e de papel.
Mas ainda há muito para avançar; a maioria dos materiais que simplesmente jogamos no lixo poderia estar sendo reciclada. O ato de reciclar ajuda a preservar e até melhorar o planeta para as futuras gerações, diminuindo a poluição e mantendo os recursos naturais disponíveis.
Veja abaixo as cores correspondentes de cada material para reciclagem e alguns produtos que você pode separar para reciclar.
Participe separando o lixo em sua casa e ajude na conscientização de todos a sua volta. O planeta agradece!