Cuidados com a Higiene Bucal

saude dos seios
Saúde dos Seios na Gravidez e Amamentação
11 de abril de 2018
Lavar Mãos
Lavar as Mãos ajuda a Evitar Doenças
16 de abril de 2018
Exibir tudo

Cuidados com a Higiene Bucal

Cuidados com a Higiene Bucal

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que a cárie é considerada a doença não contagiosa mais comum em todo o mundo e cerca de 60 a 90% das crianças em idade escolar sofrem com esse problema, que atinge quase 100% dos adultos. Também estudo realizado em 2016 na Universidade de Queen Mary, em Londres, aponta que mais de 2 bilhões de pessoas no mundo têm cárie.

saudebucal1

São vários motivos que levam as pessoas a deixarem de ter cuidado com a higiene bucal. Entre eles, a falta de informação e mesmo medo de tratamentos dentários. Outro fator é a falta de dinheiro.

Outros “inimigos” de um sorriso bonito e saudável são o cigarro e o consumo exagerado de café. Mas 90% dos problemas bucais podem ser resolvidos com uma boa escovação, sobretudo em relação às cáries.

O que é preciso saber que a escovação e o tratamento correto de problemas bucais vão além da estética. É questão de saúde. E lembre-se, o seu sorriso pode ser seu aliado em oportunidades diversas, como entrevistas de emprego e até paqueras.

saudebucal2

Dicas para manter o seu sorriso saudável

• Sempre escove os dentes após as refeições diárias. A escovação deve ser feita de forma correta (caso não saiba como fazer, peça a ajuda de seu dentista).

• A escovação deve ser feita com movimentos circulares ou no sentido gengiva dente.

• A língua também deve ser escovada, pois acumula restos de alimentos.

• Use fio dental após as refeições. De preferência, este processo deve ocorrer antes da escovação.

• Troque as escovas de dente a cada 3 ou 4 meses. Com o tempo, a cerdas das escovas sofrem um desgaste, o que prejudica o processo de escovação.

• Ao sair de casa carregar sempre uma escova e pasta dental. Ao se alimentar fora das refeições ou beber algo (suco, refrigerante, vitamina) procurar escovar os dentes.

• Evite ingerir em excesso alimentos com grandes quantidade de açúcar, como balas, doces, bolos e biscoitos, assim como refrigerantes açucarados, que podem provocar cáries nos dentes.

• O consumo exagerado de café e alguns tipos de chás podem deixar os dentes amarelados. Procure evitar estes produtos.

• O cigarro, além de escurecer os dentes e deixar um hálito desagradável, é um dos causadores do câncer de boca. Procure largar este vício para ter uma melhor saúde bucal.

• Ingerir bastante água durante o dia. Este processo ajuda na limpeza bucal, pois estimula a manutenção do fluxo salivar.

• Vá ao dentista a cada seis meses para verificar como anda a saúde bucal. Se tiver alguma dor de dente ou alguma alteração na gengiva ou outra parte da boca, procure um dentista imediatamente.

Agora que você já sabe como deixar seu sorriso lindo e saudável, Clique aqui para ver ofertas incríveis de produtos para sua higiene bucal!

 

Cuidados com a Higiene Bucal