Hábitos Saudáveis para o Coração

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Hábitos Saudáveis para o Coração

Hábitos Saudáveis para o Coração

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardíacas são as principais causas de morte no mundo. No Brasil, uma em cada três mortes é causada por elas. Contudo, a maioria da população desconhece que muitos desses males podem ser prevenidos com pequenas mudanças de hábitos.

Selecionamos sete hábitos que você pode adotar já! Confira:

  1. Faça uma dieta balanceada

O uso excessivo de sal e açúcar são os principais vilões de uma alimentação adequada. O sal sem moderação propicia o aumento de pressão arterial, causa importante de doenças do sistema cardiovascular. Controlar o índice de glicose é importante para ficar de olho no diabetes para que a doença não pegue você de surpresa.

  1. Controle o estresse

O estresse emocional aumenta níveis de pressão arterial e é um significativo fator de risco de doenças cardíacas.

  1. Atividade física sempre

Quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam flexíveis e saudáveis. Além de afastar o risco de doenças cardiovasculares, fazem bem ao cérebro, melhoram a performance sexual e a capacidade pulmonar.

  1. Pesquise histórico familiar de doenças cardíacas

O histórico familiar de doenças cardiovasculares é um importante fator de risco. No caso da identificação, é necessário manter bons hábitos desde cedo, prevenindo-se de doenças que ainda não apresentaram quaisquer sintomas.

  1. Corte o cigarro

A nicotina diminui a espessura dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão e facilitando a absorção do colesterol, enquanto o monóxido de carbono reduz a concentração de oxigênio no sangue. Fumantes correm um risco três vezes maior de sofrer um infarto do miocárdio em relação a pessoas que nunca fumaram, além de sofrer o acúmulo de placas (compostas por gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias) nas artérias, reduzindo o fluxo do sangue e aumentando a probabilidade de formação de coágulos que podem bloquear totalmente o fluxo sanguíneo.

  1. Cuidado com seu peso

O excesso de peso aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto. A obesidade praticamente dobrou nos últimos 30 anos, afetando cerca de 500 milhões de pessoas. O ideal é manter o índice de massa corpórea (IMC) entre 20 e 25.

  1. Cuide da higiene bucal

Diversas pesquisas mostram a relação entre uma má higiene bucal com doenças do coração. Bactérias como as da bolsa periodontal podem entrar na corrente sanguínea e ir até o coração, proliferando-se e podendo causar diversas doenças cardíacas, desde arritmia até endocardite bacteriana. Para manter uma boca saudável é necessário escovar bem os dentes no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as principais refeições, fazer uso do fio dental e quando indicado, de enxaguatórios bucais. Também é fundamental ir regularmente ao dentista.

E o mais importante: procure sempre a orientação de um médico.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC

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