Força na peruca! O inverno pede cuidados especiais com seus cabelos

Algumas doenças são mais comuns no inverno, mas você pode escapar delas
15 de julho de 2019
4 dicas para aumentar sua imunidade
29 de julho de 2019
Exibir tudo

Força na peruca! O inverno pede cuidados especiais com seus cabelos

Muita gente não vê a hora do inverno chegar só para tirar do armário aquela roupa especial que você só pode usar quando cai a temperatura. Só que mesmo com a combinação perfeita do seu look, não existe diva que resista se os cabelos estiverem secos e maltratados.

Tenha isso na sua cabeça: se o frio é tempo de caprichar no visual das suas roupas ele também pede cuidados especiais para os cabelos. Para não precisar esconder as madeixas é importante seguir algumas recomendações durante a estação mais fria do ano.

Olha a água quente!

Com a queda de temperatura lá fora, é bem provável que a água do seu banho fique ainda mais quente do que o normal. Só que para a saúde dos seus cabelos isso não é bom. Se puder evitar lavar os cabelos com água muito quente é bom. Agora, se você tiver a coragem de enxaguar com água fria é melhor ainda. Essa atitude bastante corajosa ajuda a preservar a hidratação e aumentar o brilho dos cabelos. Por conta de uma produção de oleosidade menor que a dos homens, especialistas também afirmam que nem sempre as mulheres precisam lavar os cabelos diariamente. Em dias alternados já é suficiente.

Mais carinho com o couro cabeludo

Quando está frio, bate aquela ansiedade e para não deixar os cabelos molhados você quase enfia a toalha dentro da cabeça de tanto esfregar. Mas não exagere na força! Isso pode danificar as cutículas capilares e prejudicar a saúde dos seus fios.

Preste atenção nos shampoos

Para reduzir o ressecamento especialistas indicam que você deve usar o shampoo certo para o seu tipo de cabelo. Para quem cultiva cachos, por exemplo, há shampoos hidratantes específicos que ajudam a repor a oleosidade dos fios. Então, procure aqueles que são mais apropriados para o seu cabelo e não esqueça de pegar leve com a água quente na hora de lavar.   

Já ouviu falar de protetor térmico para os cabelos?

Para quem não abre mão da chapinha, do difusor ou até mesmo do secador depois de lavar os cabelos, há produtos para pentear que ajudem a proteger seus fios. Alguns são chamados de leave in, que funcionam como condicionadores, mas que você não precisa enxaguar para tirar do cabelo. Muitos deles já contém em suas fórmulas elementos para proteger seus fios das altas temperaturas. Óleos e loções para pentear também são muito úteis. Vale à pena investir neles!

Máscaras para os cabelos

Para manter a hidratação dos cabelos, a máscara capilar é essencial. Algumas mais modernas contam até com óleos e vitaminas e podem até dispensar o uso do condicionador. Assim como os shampoos, não esqueça de escolher a máscara adequada para o seu tipo de cabelo.

Cabelo vitaminado

Uma das fontes de vitalidade para os cabelos também está na alimentação. Então, aproveite para ingerir alimentos ou tomar suplementos vitamínicos que sejam ricos em ferro, zinco, magnésio, potássio, cobre, cálcio, além das vitaminas C e E.

Que tal mudar o visual?

Se já passou pela sua cabeça escurecer os cabelos, uma boa notícia: para muita gente o inverno é a época ideal para fazer essa transformação! Afinal, com cabelos claros ou escuros, o importante é cuidar bem deles.