Esqueci de tomar a pílula! O que fazer?

A cor do mês: março lilás alerta sobre o câncer de colo uterino
10 de março de 2020
Exibir tudo

Esqueci de tomar a pílula! O que fazer?

Atire a primeira pedra quem nunca se esqueceu de tomar a pílula. De acordo com uma pesquisa realizada pela Bayer em 9 países, 38% das mulheres esquecem de tomar o anticoncepcional. Se considerarmos só os números do Brasil, o “esquecimento” é ainda maior: 58% das brasileiras afirmam falhar em pelo menos um dia durante o mês.  

Para funcionar perfeitamente, a pílula precisa ser tomada diariamente nos mesmos horários e isso dificulta um pouco mais a tarefa. Por isso essa lista foi feita para que você tome sempre a melhor decisão caso tenha se esquecido de tomar a pílula. 

Antes de qualquer coisa

É sempre importante ir ao médico antes de começar a tomar a pílula. Existem diferentes tipos de anticoncepcional e a forma de agir em caso de “esquecimento” varia entre um e outro. Por isso é importante saber a maneira correta de tomar o seu medicamento antes de qualquer coisa. Além disso, para evitar a gravidez, o método duplo é sempre o mais confiável: anticoncepcional e camisinha. Esta última também protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

12 horas

Muitas pílulas avisam ter uma tolerância de 12 horas. Ou seja, se você tomava às 8 da manhã e esqueceu, precisa se lembrar até as 8 horas da noite sem falta. Mas lembre-se de não se acostumar com o atraso. Cada vez que você esquece de tomar, mesmo que dentro do período de 12 horas, a eficácia do medicamento tende a diminuir. 

Diferentes pílulas

Há outros tipos de pílula que são mais rigorosas em relação ao horário e não se pode falhar, aquelas que contém apenas progesterona. Outras, com dois hormônios diferentes, estrogênio e progesterona, podem ser “esquecidas” entre 3 e 4 horas depois do horário habitual. 

Qual semana?

Se você esqueceu de tomar um comprimido em um dia, é possível tomar dois de uma vez no dia seguinte. Mesmo assim, o ideal é usar preservativo pelo menos ao longo de toda a próxima semana até que a dosagem se estabilize. Lembre-se que quando a dosagem não é adequada, o risco de ovulação existe. Além disso, se você esqueceu de tomar na primeira semana do ciclo a chance de gravidez aumenta ainda mais. Para alguns tipos de pílula, se o esquecimento se deu na segunda ou terceira semana, é possível interromper o uso e voltar a tomar o anticoncepcional sete dias depois recomeçando uma nova cartela. 

Pílula do dia seguinte

Se você não tomou a pílula e a camisinha estourou, há também a possibilidade de tomar a pílula do dia seguinte. Mas não se esqueça: quanto mais rápido você tomar a pílula do dia seguinte, maior são as chances de que ela funcione. Depois de 72 horas a eficácia diminui bastante. E também é bom não se acostumar com o esquecimento porque a pílula do seguinte diminui sua eficiência a cada nova dose. 

Planeje

Para evitar o esquecimento, você pode programar as suas doses diárias em horários importantes do seu dia: café da manhã, hora do almoço, depois da ginástica. O importante é fazer do ato de tomar a pílula um ritual que se encaixe em sua rotina. Use também a tecnologia: despertadores e lembretes no celular ajudam a refrescar sua memória. Agora, se você realmente é uma esquecida crônica, talvez seja o caso de conversar sobre outros métodos com um médico. DIU e implantes de hormônio podem ser alternativas.