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Dormir faz bem!

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Dormir faz bem!

Dormir bem é essencial para a saúde e qualidade de vida, tanto é verdade que passamos cerca de um terço da vida dormindo. O sono é um processo ativo envolvendo múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central.

São identificados no sono dois estados distintos:

  • NREM (do inglês Movimento Não Rápido dos Olhos) que é o sono mais lento, ou sono não REM.
  • REM (do inglês Movimento Rápido dos Olhos) é o sono com atividade cerebral mais rápida.

O sono não REM é dividido em fases ou estágios, segundo a progressão da sua profundidade. Já o sono REM caracteriza-se pela atividade cerebral de baixa amplitude e mais rápida, por episódios de movimentos oculares rápidos e de relaxamento muscular máximo. Neste estágio é a fase onde ocorrem os sonhos.

Em um indivíduo normal, o sono não REM e o sono REM alternam-se ciclicamente ao longo da noite. O sono não REM e o sono REM repetem-se a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos por noite. A distribuição dos estágios de sono durante a noite pode ser alterada por vários fatores como: idade, ritmo circadiano, temperatura ambiente, ingestão de drogas ou por determinadas doenças. Mas normalmente o sono não REM concentra-se na primeira parte da noite, enquanto o sono REM predomina na segunda parte.

Normalmente, o sono começa na fase 1 e passa por diferentes fases até atingir o sono REM. O cérebro age de forma diferente em cada fase. Em algumas, o corpo se movimenta, enquanto em outras, ele permanece completamente imóvel. As fases estão diretamente ligadas com a saúde da memória, concentração e até estresse:

Fase 1) 

É o adormecimento. A atividade muscular fica mais leve como uma espécie de transição entre estar acordado e dormindo. Ocupa 3% a 5% do sono.

Fase 2)

É a fase do sono leve. A respiração e o batimento cardíaco diminuem bem como a temperatura corporal. Essa fase ocupa metade do tempo total do sono, durando cerca de 20 minutos cada ciclo.

Fase 3)

O corpo começa a entrar no sono profundo. As ondas cerebrais são amplas e lentas. É uma fase rápida e dura cerca de 5% do tempo de sono.

Fase 4)

Sono bastante profundo com respiração ritmica e atividade muscular limitada. Essa fase é fundamental para a liberação dos hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e orgãos. O corpo se recupera do cansaço diário e a pessoa fica totalmente inconsciente, parecendo que nada pode acordá-la. Dura cerca de 55 minutos, não mais que 20% do sono.

Fase 5)

Sono REM – Movimento rápido dos olhos. Os músculos ficam paralisados, as frequências cardíaca e respiratória voltam a aumentar e a pressão arterial sobe. É o momento que o cérebro faz uma espécie de “faxina” geral na memória. Fixa as informações importantes captadas durante o dia e descarta as outras. REM é também a fase dos sonhos, se a pessoa for acordada nesta fase provavelmente irá lembrar fargmentos do sonho. Dura cerca de 20 a 25% do tempo de sono. Nas primeiras horas do sono predominam as fases 3 e 4 e pela manhã percorre-se de 4 a 5 vezes o circuito do sono completo.

Fonte: Instituto do Sono

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