Dor nas Costas - Descubra os seus motivos no nosso blog.

Motivos das Dores nas Costas

Arnica
O Poder da Arnica
16 de agosto de 2018
Demaquilante
Descubra o Melhor Demaquilante para a sua Pele
24 de agosto de 2018
Exibir tudo

Motivos das Dores nas Costas

Dor nas costas

Está com dores nas costas e não sabe o motivo? A dor nas costas pode ser algo simples ou bem grave e afeta em torno de 80% da população, prejudicando as atividades feitas no dia-a-dia. As principais causas da dor nas costas podem incluir problemas de coluna, pneumonia ou pedras nos rins, por isso, é importante observar a característica da dor.

Estima-se que a maioria das pessoas sofrerá com pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida. Esta dor pode ser leve ou intensa, rápida ou constante. Existem ainda várias causas e prevenções para cada caso. Muitas pessoas acreditam que a dor nas costas acontece somente com pessoas mais velhas, mas a dor está presente também no público mais jovem, incluindo crianças.

dor nas costas

Origens da Dor nas Costas

A origem da dor nas costas pode estar nos músculos, na coluna, nervos ou a partir de outras estruturas na região. Ela também pode ter origem em outros órgãos e se irradiar para as costas, como cólica renal ou ovariana, infecções, infarto do miocárdio e outros problemas. Por isso, separamos alguns motivos que podem ser os causadores de suas dores nas costas.

Postura inadequada

A má postura é um dos principais motivos das dores nas costas na maioria das pessoas. A boa postura é imprescindível para evitar não somente a dor nas costas, como também a estética. Se você não se posiciona corretamente nas atividades simples do dia a dia, no trabalho, ao sentar e ao deitar, por exemplo, mais cedo ou mais tarde a sua coluna será bastante afetada pelo mau hábito.

dor nas costas

Distensão muscular

Esse problema pode ocorrer quando os músculos são alongados excessivamente, por peso excessivo, postura ruim, movimentos repetitivos, atividades físicas intensas, entre outros. Ou seja, a dor nas costas pode ser provocada pelo uso incorreto do músculo.

Sobrepeso

Normalmente, as pessoas que estão acima do peso acabam impondo um esforço adicional sobre a coluna, o que pode agravar o problema de dores nas costas. Nesses, casos além da dor nas costas, o paciente pode ter outros tipos de dores como nos joelhos, pernas, braços e etc.

Hérnia de disco

Lesão na coluna vertebral que ocasiona dores nas costas e que pode irradiar para pernas e braços. Ela acontece quando um disco vertebral sai do lugar e comprime outras estruturas. As principais causas são traumas provocados por repetição de movimentos no esporte e no trabalho, idade avançada e fumo.

dor nas costas

Tabagismo

O hábito de fumar pode elevar o desenvolvimento de dor nas costas, estudos têm demonstrado que o tabagismo pode aumentar as dores musculares e articulares. Além disso, quando associado ao processo de envelhecimento, aumenta as chances de doenças articulares, com o aparecimento das artrites.

Fraqueza muscular

Quando os músculos específicos que garantem a sustentação da coluna perdem o tônus, eles podem não exercer a função de estabilização corretamente. Isso pode resultar em dor nas costas, podendo também irradiar para outras regiões do corpo como, por exemplo, braços, pernas e pescoço. A principal forma de prevenção é o equilíbrio entre uma boa alimentação e exercícios físicos regulares.

Sedentarismo

O nível de condicionamento físico influencia bastante na ocorrência de dor nas costas. Pessoas que não se exercitam com frequência, adotam comportamentos mais sedentários que podem causar dores nas costas como em outras partes do corpo.

dor nas costas

Má alimentação

Uma alimentação incorreta pode ocasionar não somente dores nas costas como também prejudicar todo o corpo. Uma dieta bem selecionada é fundamental na busca por um bom condicionamento físico, juntamente com a prática regular de exercícios.

Tratamento para a dor

Na maioria das vezes, as pessoas não dão muita importância para o sintoma de dor nas costas, porém, é importante procurar ajuda médica para descobrir a causa e seguir com o tratamento indicado pelo especialista, principalmente quando a dor nas costas se torna constante.

Dores nas costas pedem uma atenção especial na sua rotina. É bom lembrar que é muito importante consultar um médico antes de se automedicar. Veja no nosso site alguns produtos que vão ajudar a prevenir ou reduzir sua dor nas costas. Clique aqui e confira!

Fonte: www.doctormed.com.br / www.minhavida.com.br
Dor nas costas