Dor Muscular após os Exercícios Físicos

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Dor Muscular após os Exercícios Físicos

Dor muscular após exercícios físicos

Uns até acham gostoso sentir um pouco de dor depois do treino. Dizem que se não doeu depois, o exercício não fez efeito; o tal “no pain, no gain”… Mas você sabe por que dói? Será que realmente precisa existir a dor muscular depois do treino para o estímulo do exercício ser efetivo?

Dor muscular após exercícios físicos 1

Praticamente todos aqueles que um dia resolveram iniciar em algum esporte ou aumentaram suas cargas de treino tiveram um quadro de dor muscular tardia (DOMS – Delayed Onset of Muscle Soreness). Ela surge em até oito horas após o exercício e faz você acordar com dores. Tem pico de 24 a 72 horas depois da atividade e pode durar até uma semana.

Além da dor do movimento, outros sintomas estão presentes: perda de mobilidade e espasmos musculares. Também ocorre déficit na produção de força, que surge imediatamente após o exercício e geralmente desaparece em 48 horas.

Para se recuperar, um bom descanso cai bem. Mas algumas técnicas também ajudam, como compressas de gelo, medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Clique aqui e veja alguns produtos que podem ajudar a aliviar a dor. Lembrando que sempre é importante consultar um médico antes.

Massagens também podem ser empregadas, assim como exercícios de curta duração e “mais leves”. Eles melhoram a vascularização do músculo e ajudam na drenagem dos mediadores inflamatórios.

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Microlesões

Qualquer tipo de movimento pode ocasionar a dor muscular tardia, mas elas são mais comuns nas contrações do tipo excêntricas, quando o músculo se contrai e se alonga. É o que acontece com nossos quadríceps e panturrilhas durante a corrida. Por isso são os músculos que mais doem. Esse tipo de movimento leva à microrruptura de inúmeras fibras musculares e ao aumento de enzimas, o que justifica uma das principais teorias do quadro.

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O mecanismo de produção da dor muscular tardia não está completamente entendido, mas algumas teorias buscam explicar o quadro. A principal delas é que acontecem lesões teciduais com reações inflamatórias e, por isso, sentimos a dor após o treino intenso.

Alguns estudos mostram elevadas concentrações de leucócitos, macrófagos e mediadores inflamatórios no músculo. A inflamação, ao mesmo tempo que é responsável pela regeneração muscular, seria a grande causa da dor. Outros acreditam que, além da lesão tecidual pelo estiramento das fibras, as altas concentrações de cálcio no local levam à necrose celular, o que contribui para o surgimento da dor.

Dor Incerta

Além da teoria principal, outras já foram levantadas para tentar explicar a dor depois do treino. Uma delas é o distúrbio neuromuscular. Após o exercício intenso, ocorreria uma desorganização dos mecanismos de contração muscular, levando a espasmos dolorosos. O sistema neuromuscular é a ligação do cérebro com os músculos, que faz o movimento ou o gesto acontecer. Quando treinamos de forma inteligente, o sistema neuromuscular é ativado e favorece uma postura e uma execução corretas dos movimentos, além de estimular as fibras musculares. Quando estamos sem treinamento ou vamos além da conta, podem acontecer distúrbios nessa troca de informações do cérebro com os músculos.

Há também a teoria que “culpa” o ácido lático, dizendo que ele intoxica os músculos. Essa teoria é vista como um mito popular, já que os níveis sanguíneos normalizam em até uma hora após a atividade.

Dicas para Prevenção da Dor Muscular

Respeite seus limites – Não vá com muita sede ao pote no início e/ou retorno às atividades.

Procure um educador físico – É essencial para planejamento inicial dos exercícios.

Inicie os movimentos com calma – Foque em pouca amplitude, cargas e repetições.

Descanso – Respeite os períodos de descanso e recupere bem o seu organismo.

Se alimente de maneira correta – Assim terá energia suficiente para sua execução e recuperação. Clique aqui e veja algumas sugestões de produtos com preços especiais para complementar sua dieta!

Fonte: www.ativo.com

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