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Dicas para Parar de Fumar

Dicas para Parar de Fumar

O tabaco traz diversos malefícios para a sua saúde. Os fumantes têm, em média, 10 anos de vida a menos que os não-fumantes. Isto porque as substâncias absorvidas destroem alguns órgãos importantes, ao mesmo tempo que fragilizam o organismo em relação a vírus e a doenças oportunistas. A lista de problemas de saúde associados ao tabaco é extensa. Eis alguns exemplos:

  • Pode causar câncer nos pulmões, laringe, faringe e boca
  • Favorece o aparecimento de angina no peito e do enfarte do miocárdio
  • Envelhecimento precoce, com o aparecimento de rugas e cabelos brancos
  • A tosse crónica também é bastante comum entre os fumadores e, na maior parte dos casos, indicia problemas respiratórios mas graves
  • O cheiro do tabaco é bastante desagradável e bastante difícil de retirar das roupas e das casas, e também leva a uma diminuição das capacidades olfativas
  • Os dentes enfraquecem e ficam amarelados
  • O fumo aumenta o risco de doenças reumáticas
  • O tabaco pode causar a infertilidade, tanto em homens como em mulheres, ocasionando ainda outra doenças do aparelho reprodutor

Se você é fumante e deseja parar de fumar, confira algumas dicas para ajudar nessa caminhada:

1) Evite locais com muitos fumantes

Da mesma forma que uma pessoa em dieta deve evitar um restaurante com pratos principais muito calóricos, quem deseja largar o cigarro precisa se afastar de lugares com muitos fumantes. Tente evitar consumir bebidas alcoólicas, já que beber está intimamente ligado ao hábito de fumar.

2) Quebre a rotina

Para grande parte dos tabagistas, fumar é parte de uma rotina. Alguns fumam logo ao acordar enquanto tomam uma xícara de café. Outros, infalivelmente, depois do almoço. Por isso, para enganar a vontade de fumar, é fundamental quebrar esses hábitos. Mude o local da refeição, varie os pratos e as horas das suas atividades.

3) Concentre-se em outra atividade

Nos primeiros dias longe do cigarro, o ex-fumante tem picos de vontade extremamente perigosos, mas que duram apenas alguns minutos. Nesses momentos, a melhor saída é se distrair com alguma atividade que exija concentração e que, de preferência, mantenha boca e mãos ocupadas. Quando sentir que está passando por um desses picos, levante e vá escovar os dentes, beba um copo de água ou mastigue alguma coisa. Só não coma alimentos muito calóricos para não engordar e, mais tarde, alegar que o ganho de peso é resultado do abandono do cigarro.

4) Busque apoio da família e de amigos

Tentar envolver amigos e familiares na luta contra o tabagismo pode tornar a tarefa de abandonar o cigarro muito mais fácil. Com mais aliados nessa luta, todos ficam mais motivados e não há a tentação de conviver tão de perto com alguém que fuma e não tem objetivo de parar.

5) Não desenvolva outro vício

De acordo com psicólogos, o cigarro funciona como uma válvula de escape da ansiedade para a maioria dos fumantes. Por isso, parar de fumar é resolver apenas parte do problema. A ansiedade ainda precisa ser extravasada de alguma maneira e o perigo é o ex-fumante investir em hábitos pouco saudáveis para isso, como consumir alimentos altamente calóricos e o apoio de uma nutricionista nessas horas pode ajudar a vencer esse obstáculo, tornando o combate ao vício menos penoso.

6) Tenha autocontrole

Afinal, você está realmente disposto a parar de fumar? O ponto mais importante nessa luta é ter força de vontade. Não é uma tarefa fácil, mas ela é possível. Suporte profissional e dedicação absoluta são essenciais para você alcançar sua meta. Tenha em mente as incontáveis vantagens de acabar com o vício e a motivação que fez você dar o primeiro passo.

7) Sempre tente mais uma vez

Recaídas significam apenas que a tentativa seguinte será menos penosa. Estar familiarizado com as principais sensações da abstinência deixa o ex-fumante mais tranquilo e bem preparado. Além disso, o cigarro pode ser abandonado a qualquer momento.

Fonte: www.deixardefumar.com.br / www.minhavida.com

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