Dia Mundial do Diabetes - Poupafarma

Dia Mundial do Diabetes

Dietas da moda e os riscos à saúde
Dietas da moda e os riscos à saúde
11 de novembro de 2016
Música faz bem à saúde, aos ouvidos, a alma e ao coração
Música faz bem à saúde, aos ouvidos, a alma e ao coração
16 de novembro de 2016
Exibir tudo

Dia Mundial do Diabetes

Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes, comemorado todo dia 14 de novembro representa diversas ações, com a participação e apoio de voluntários, instituições, orgãos públicos e empresas, voltadas a alertar a causa do diabetes.

A diabetes está aumentando mundialmente, pois é uma doença que atinge os jovens e idosos, ricos e pobres. Mais de 360 milhões de pessoas sofrem de diabetes. Até 2035, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que mais de 550 milhões de pessoas em todo mundo terão a doença.

A diabetes debilita e pode matar. Ela está entre as 10 principais causas de deficiências: dezenas de milhões de pessoas com diabetes sofrem de sérias condições, como doença cardíaca, derrame, amputação dos membros inferiores, retinopatia diabética (perda da visão ou cegueira causada pela doença diabética dos olhos) e insuficiência renal.

Sinais e Sintomas

O desencadeamento de diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático e pode incluir sintomas como:

  •   Sede excessiva
  •   Rápida perda de peso
  •   Fome exagerada
  •   Cansaço inexplicável
  •   Muita vontade de urinar
  •   Má cicatrização
  •   Visão embaçada
  •   Falta de interesse e de concentração
  •   Vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe

No caso do diabetes tipo 1, estes sintomas surgem de forma abrupta e às vezes podem demorar a ser identificados. Já no diabetes tipo 2, esses sintomas podem ser mais moderados ou até mesmo inexistentes.

Não se sabe ao certo porque as pessoas desenvolvem o diabetes tipo 1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença, mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. Outro dado é que, no geral, o diabetes tipo 1 é mais freqüente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade. Médicos alertam para a ocorrência, cada vez mais cedo, do diabetes na população brasileira.

Educação e Prevenção

O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.

A campanha do Dia Mundial do Diabetes promove a importância dos programas estruturados de educação em diabetes como a chave para a prevenção e o controle, além de defender mais oportunidades para inserir educação em diabetes junto aos sistemas de cuidados em saúde e às comunidades.

Então, não fique na dúvida e procure se informar sobre o diabetes e como evitá-las. Converse com seu médico e cuide da sua saúde.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Dia Mundial do Diabetes