Dia dos Pais: conheça o pai do século XXI e escolha novos presentes para ele

4 dicas para aumentar sua imunidade
29 de julho de 2019
O que você precisa saber na hora de “tomar a pílula”
15 de agosto de 2019
Exibir tudo

Dia dos Pais: conheça o pai do século XXI e escolha novos presentes para ele

Sempre que o Dia dos Pais fica mais próximo, surge aquela dúvida: “o que vou dar de presente esse ano?”. Mas antes de sair por aí em busca das mesmas coisas de sempre, é bom entender melhor quem são e o que desejam os pais dos novos tempos. O que antes era modelo de paternidade está se transformando e, com isso, seu presente para o Dia dos Pais também pode ser diferente.

Foi-se o tempo em que o pai só aparecia na hora da bronca ou da brincadeira. Basta uma caminhada pelas ruas e um olhar um pouco mais atento para notar que cada vez mais a figura paterna está mais próxima da criação e dos cuidados com as crianças.  

Dia dos Pais no Brasil

No Brasil, o Dia dos Pais começou a ser comemorado em 1953. A data de 16 de agosto saiu da cabeça de um publicitário chamado Sylvio Bhering e só algum tempo mais tarde esse dia passou a ser comemorado no segundo domingo do mês. 

Claro que desde os anos 1950, o papel dos pais na criação dos filhos mudou muito. Se antes os homens só trabalhavam, pagavam contas e acompanhavam (bem) à distância a educação e os cuidados com as crianças, agora eles também querem participar ativamente, seja nas trocas de fraldas, na hora do banho, para ir à escola, ao supermercado, à farmácia e em várias outras atividades que antes eram consideradas exclusivamente femininas. 

O pai do século XXI

Segundo pesquisa do Google Consumer Survey, 30% dos pais não querem mais ser vistos apenas como rígidos e autoritários. Essa mudança de perfil dos homens em relação à maternidade tende a crescer ainda mais. Além de trazer uma porção de vantagens para milhões de mulheres que antes precisavam fazer tudo sozinhas e agora podem comemorar ter alguém para dividir as responsabilidades, o novo modelo de paternidade também abre portas para transformar o Dia dos Pais. 

Mas o que essa mudança de comportamento dos pais tem a ver com o presente que você vai dar para ele esse ano? Tudo! 

Prestar atenção nessa mudança de papel dos pais é também uma forma de  começar a entender o que eles realmente gostariam de ganhar em uma data especial. Ou seja, neste Dia dos Pais você não precisa dar outra vez cuecas, meias e pijamas.

Já faz tempo, por exemplo, que homem não esconde cuidar da saúde e do corpo. Aquela história de que preocupação com a beleza era só coisa de mulher já ficou para trás e os pais de hoje não ligam em investir uma grana em cosméticos e produtos para a saúde. 

O Brasil é um dos países mais vaidosos do mundo e os homens são fundamentais para que isso aconteça. Segundo pesquisa do Euromonitor, o setor de produtos de beleza masculino no país cresceu 69,7% entre 2012 e 2017, o que nos faz a segunda nação do mundo onde mais se consomem cosméticos masculinos. 

Se você pensa em surpreender seu pai esse ano, preparamos uma lista com diferentes perfis e kits para, quem sabe, você conseguir se planejar e não deixar para comprar o presente dele na última hora.

Veja em qual estilo ele se encaixa e monte seu kit

Super Vaidoso

Se um pai faz parte deste grupo ele vai ficar muito satisfeito em ganhar produtos de beleza. Você pode aproveitar para investir em um kit de cuidados para uma parte do corpo, como os cabelos por exemplo: shampoo, condicionador, creme de pentear, gel, cera de modelagem, pomada para cabelo e até um shampoo anti-queda podem formar um completo kit capilar. Mas você também pode dar de presente um kit de cuidado corporal que começa nos cabelos e termina nos pés. Acrescente, então, cortador de unhas, filtro solar, creme hidratante, perfume, desodorante e sabonetes. 

Certinho

Seu pai é aquele que não sai de casa sem fazer a barba e passar perfume? Que tal aproveitar essa dica para presenteá-lo com espuma, gel de barbear ou loção pós-barba? Você também pode completar o kit com um perfume e desodorantes. Só tenha um cuidado: antes de sair correndo para comprar, investigue se ele prefere aromas amadeirados, cítricos ou doces. Se o seu pai é certinho mesmo, você não pode errar na fragrância. 

Esportista

Seu pai não dispensa um jogo de futebol no fim de semana ou é aquele que acorda cedo todo dia para caminhar, correr ou ir à academia? Além de roupas esportivas e outros acessórios úteis para a atividade física, você também pode preparar um kit de utilidades para o esporte: suplementos alimentares, energéticos, pomadas para dores musculares e até cosméticos essenciais como desodorante, sabonete, shampoo e condicionador podem ser muito úteis para fazer parte daquela necessaire que ele levará junto nos dias de prática esportiva. Filtro solar, pós-sol e hidratantes também podem ser boas opções para pais que praticam atividade física ao ar livre. 

Hipster

Seu pai cultiva barba e cabelo com cuidados milimétricos? Então não perca tempo em investir em cosméticos mais modernos e avançados. Shampoo e creme para barba e bigode e loções hidratantes são boas opções. Se o orçamento para o presente estiver um pouco maior você pode incluir também um barbeador elétrico ou máquina para aparar cabelos e barba. Assim você vai facilitar o dia a dia dele e ajudá-lo a manter sempre o estilo bem alinhado. 

Viajante

Você conhece aquele pai que por causa do trabalho viaja toda semana? Então! Você pode dar uma mãozinha para que ele não se sinta desprevenido em uma dessas andanças. Crie um kit especial para viagens com tudo o que ele precisa levar entre um lugar e outro: escova dental, pasta, desodorante, fio dental, perfume, shampoo, barbeador, cortador de unhas e muitos outras utilidades que deixarão seu pai mais tranquilo e pronto para ficar bem a cada nova parada.