Dia da saúde ocular: o que fazer para cuidar bem dos seus olhos

Férias de julho: como tornar esse período saudável para você e sua criança
1 de julho de 2019
Algumas doenças são mais comuns no inverno, mas você pode escapar delas
15 de julho de 2019
Exibir tudo

Dia da saúde ocular: o que fazer para cuidar bem dos seus olhos

Não é por acaso que eles são chamados de espelhos da alma. A importância dos olhos em nossa vida é tamanha que um simples cisco é capaz de causar um enorme desconforto. Mesmo assim, muitas vezes nos esquecemos de cuidar e dar a atenção que esses órgãos merecem.

10 de julho é o dia da saúde ocular e serve justamente para que a gente abra os olhos para uma parte vital do nosso corpo. Para ajudar você a proteger sua vista fizemos um guia com dicas de prevenção e cuidados diários. Não deixe de ver:

Coçar os olhos: embora seja tão comum quanto enxergar, essa mania que muita gente tem e até parece inofensiva é péssima para a saúde ocular. Tocar os olhos sem lavar as mãos é uma forma de transmitir conjuntivite e outras doenças oculares. Mas o hábito de coçar pode trazer consequências ainda piores como a ceratocone. Essa palavra estranha é o nome dado a uma doença da córnea. É uma deformação que se dá pelo aumento de curvatura da córnea e pode provocar desde a distorção de imagens até mesmo à perda de visão. Para corrigir esse problema muitas vezes é necessária uma cirurgia.

Vá ao médico: o oftalmologista é o doutor especializado em cuidar da nossa visão. Por isso não perca tempo em consultar um se você notou alguma alteração ou incômodo nos seus olhos.

Óculos escuros: eles não servem apenas para fazer estilo ou esconder suas olheiras da noite anterior mal dormida. Os óculos escuros ajudam a proteger seus olhos do contato direto com a luz do sol e evitar problemas de visão.

Colírios: se pimenta nos olhos não é refresco, pingar colírios sem orientação médica também pode ser uma péssima ideia. Por isso, antes de colocar qualquer coisa nesses órgãos tão sensíveis, busque a opinião de um oftalmologista.

De olho nas telas! Celular, computador, tablet, televisão: estamos o dia todo cercados por telas. Por isso tenha cuidado! O uso excessivo delas pode prejudicar sua visão causando miopia e o que se costuma chamar de síndrome do olho seco. A Organização Mundial de Saúde estima que até 2050 metade da população sofrerá com miopia em decorrência do uso indiscriminado de telas.  Outro hábito prejudicial aos olhos é o cigarro. Não fume. 

Alimentação: a quantidade de benefícios de uma alimentação saudável é gigantesco. Então, é claro que seus olhos também podem se beneficiar de uma boa dieta. A vitamina C é o principal elemento que pode ajudar sua visão. O efeito antioxidante é capaz de prevenir infecções. Estudos recentes dão conta de que a Vitamina C também é uma aliada contra a catarata porque aquele efeito antioxidante também é útil para manter a transparência do cristalino. Frutas cítricas como laranja, morango, acerola e vegetais como o pimentão amarelo são fontes dessa vitamina. Se fizer  um suco, lembre-se: o ideal é tomar logo após o preparo porque a vitamina C perde seu poder com as mudanças de temperatura. Você ainda pode ingerir suplementos de vitamina C. A recomendação diária é de 90mg para homens e 75mg para as mulheres.