Dezembro Laranja - Poupafarma

Dezembro Laranja

1º de Dezembro - Dia Mundial da Luta contra a Aids
1º de Dezembro – Dia Mundial da Luta contra a Aids
1 de dezembro de 2016
O que é Fonoaudiologia?
O que é Fonoaudiologia?
9 de dezembro de 2016
Exibir tudo

Dezembro Laranja

Dezembro Laranja

Para alertar a população, o Dezembro Laranja – Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, visa chamar a atenção para os fotodanos gerados pela exposição desprotegida aos raios solares. Fotodanos são os problemas na pele causados pelo sol menos graves que o câncer da pele. A exposição excessiva pode causar sardas, rugas, melasma, queimaduras e evoluir para o câncer da pele.

A intenção é mostrar que os cuidados não sejam tomados apenas no verão mas sim durante o ano todo e faz um alerta para as doenças provocadas pela exposição solar descontrolada.

A maioria dos casos pode ser evitada com medidas simples de proteção solar: usar filtro, chapéu, boné e evitar o excesso de exposição ao sol, além de conscientizar as pessoas em relação aos horários certos para isso.

No entanto, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que os brasileiros não se protegem adequadamente, contribuindo para a grande incidência da doença, que vem aumentando a cada ano.

A radiação solar é cumulativa ao longo da vida e os primeiros 20 anos são responsáveis por 80% da radiação que o indivíduo recebe na vida.

Portanto, é fundamental que os pais tenham consciência e responsabilidade na prevenção do câncer de pele de seus filhos.

Conheça alguns hábitos simples para cuidar da pele:

  • Usar protetor solar todos os dias, em todas as áreas expostas do corpo;
  • Evitar exposição ao sol no horário de pico (10h-16h);
  • Usar boné e chapéu de aba larga para proteger o rosto;
  • Observar o aparecimento de feridas que não cicatrizam, manchas escuras, nódulos na pele ou alterações em pintas (aumento, modificação da cor, coceira ou sangramento);
  • Não usar o filtro ao longo da vida pode trazer outras consequências para a pele, como pintas e sardas.

 

Dezembro Laranja