Cuidados que todo homem deve ter

Dormir faz bem!
9 de agosto de 2016
Cuide bem da sua pressão arterial
16 de agosto de 2016
Exibir tudo

Cuidados que todo homem deve ter

Pele

A pele masculina, devido diferenças hormonais é mais espessa, oleosa e com maior quantidade de pelos. No entanto, assim como a feminina ela é classificada em normal, oleosa, seca, mista e sensível.

Uma boa limpeza facial mantém a pele mais saudável e livre de poros abertos, evitando o excesso de oleosidade no rosto masculino.

Por isso, é fundamental que a pele seja cuidada, hidratada e limpa.

Uma ótima opção é comprar um creme esfoliante para passar no rosto. Isso vai fazer com que a pele morta da pele saia, dando lugar a uma nova, bonita e vistosa.

Usar apenas água não é o suficiente pois é necessário desengordurá-la com um sabonete específico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem nem ressequem a pele.

O uso diário do filtro solar é importante para prevenir queimaduras, evitar o envelhecimento precoce e também o câncer de pele.

Barba

Para os homens que tem uma barba mais grossa, o recomendado é que faça a barba durante o banho, pois o vapor quente amolece os pelos e abre os poros, fazendo com que a barba saia com mais facilidade, não machucando a pele. O pelo protege a pele e o ato de barbear funciona como uma massagem diária que previne o envelhecimento.

Existem vários produtos para barbear e os princípios ativos mais utilizados são aqueles a base de ácidos, calmantes e antioxidantes. Ácido glicólico, ácido retinóico, isotretinoina, retinol, são inteiramente para evitar o encravamento e a foliculite.

Os produtos a base de cetoconazol também interessam para acalmar e evitar a seborréia. Azuleno, alfa busabolol antiinflamatório e hidratantes não oleosos são importantes para evitar irritação.

Veja abaixo as principais opções para um barbear perfeito:

Creme – Possui componentes que ajudam o deslizar da lâmina e devem ser aplicados com pincel de barbear.

Espuma – Possuem ingredientes hidratantes e calmantes. Lubrificam e protegem a pele, abrindo os poros e facilitando o deslizar da lâmina. Reduzem a irritação e existem versões adequadas para cada tipo de pele.

Gel – possui sistema anti-frição que facilita o deslizar da lâmina. Amacia e lubrifica a pele para um barbear mais recente e suave. Versões adequadas para diferentes tipos de pele.

Mãos  e unhas

Diferente das mulheres, a grande maioria dos homens não tem o hábito de limpar e principalmente hidratar as unhas.

Mais do que uma aparência desleixada, unhas mal cuidadas e sujas, possuem muito mais bactérias do que as coisas que elas tocam. Pois utilizamos nossas mãos a todo momento e o homem tende a ter mais bactérias nas mãos do que a mulher.

Unhas bem tratadas e limpas são também um cuidado com o nosso corpo, não só por estética, mas também por nossa saúde.

Cabelo

Lavagem – Por serem mais oleosos, os fios masculinos devem ser lavados todos os dias, ao menos uma vez. A temperatura da água deve ser o menos quente possível.

É importante utilizar shampoo adequado ao tipo de cabelo, nada de usar o shampoo da esposa, ou o mais baratinho do mercado! Usar o shampoo adequado, além de deixar os fios mais bonitos, podem prevenir e controlar a oleosidade, tratar a caspa, etc.

Como sabemos, o condicionador deve ser passado no comprimento, evitando o produto na raiz dos cabelos, sendo assim, homens que usam cortes mais curtos não precisam usar condicionadores.

Além de ser importante não exagerar na quantidade de produto utilizado (o correto e usar uma porção pequena, do tamanho de uma moeda de cinco  centavos), procure usar produtos que não contenham álcool na composição, assim se evita que os fios fiquem ressecados e sem brilho.

Simone de Bittencourt – maquiadora profissional e colaboradora do blog.

Na Poupafarma encontramos diversos produtos para os cuidados com a pele, a barba e os cabelos masculinos. Confira: Produtos Masculino

beleza-masculina-poupafarma-1024x484