Como tratar Queimaduras de Sol

Cuidados com os pés no Verão
Cuidados com os Pés no Verão
2 de fevereiro de 2017
O que é Fitofotodermatose?
O que é Fitofotodermatose?
8 de fevereiro de 2017
Exibir tudo

Como tratar Queimaduras de Sol

Como tratar Queimaduras de Sol

No verão os dias são mais longos, o sol brilha mais forte e todo mundo quer curtir ao máximo a estação. O problema é exagerar o tempo de exposição ao sol e ficar com aquela cor de pimentão e o corpo todo “ardendo”. Ficar muito tempo tomando sol sem a devida proteção traz inúmeros riscos a pele e a sua saúde, como a vermelhidão indesejada, insolação e a longo prazo, até o câncer de pele.

Segundo dermatologistas, a queimadura solar só fica aparente de duas a seis horas após sua ocorrência. A queimadura passa por vários estágios, da vermelhidão para a formação de bolhas, escamação e descamação. Mas a coceira e a sensibilidade do local podem persistir por várias semanas.

A recomendação médica para evitar queimaduras é evitar tomar sol entre 10h e 16h e aplicar protetor solar a cada duas horas. No nosso site você encontra diversos protetores para escolher o que combina melhor com a sua pele.

Queimei demais e agora?

Mas se você não se preveniu, parece um pimentão e agora não sabe o que fazer para amenizar a vermelhidão e o ardor, seguem algumas dicas preciosas dos dermatologistas:

Hora do banho

Muito cuidado para não agravar a situação. Como a pele está quente e vermelha devido à exposição excessiva ao sol, evite água quente e o uso de esponja e qualquer esfoliante na região afetada. O sabonete deve servir como hidratante para não irritar a pele e deixá-la mais ressecada. Aproveite e aplique um óleo de banho para trazer de volta a sensação de frescor.

Compressas frias

Aplique compressas frias sobre a pele quente com o intuito de esfriar ou use toalhas umedecidas em água fresca. Esse hábito diminui a ardência e a sensação de calor.

Muita hidratação da pele

Não deixe de passar hidratantes. Uma dica para aliviar a dor é colocar o creme na geladeira por alguns minutos antes de fazer a aplicação.

Beba muito líquido

Tome bastante água gelada, sucos naturais e água de coco. Essas bebidas combatem a desidratação causada pela exposição ao sol.

Evite se expor ao sol novamente

Não exponha a pele queimada ao sol novamente, pois nesse estágio a pele encontra-se sensível a qualquer agressor. Fique na sombra e proteja-se com roupas largas e frescas.

Nunca estoure as bolhas e não puxe a pele descamada

Nunca fure as bolhas por conta própria e quando elas estourarem sozinhas, jamais puxe a pele. As bolhas e a pele que está descamando protegem a pele nova e sensível que está nascendo.

Procure um médico

Se a queimadura foi muito forte, não deixe de consultar um dermatologista para verificar o estágio da queimadura e se há necessidade de usar medicamentos para aliviar a dor.

Fonte: Revista Corpo a Corpo / Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD

Como tratar Queimaduras de Sol