Como tomar anticoncepcionais - Poupafarma

Como tomar anticoncepcionais

O que é Janeiro Branco?
7 de janeiro de 2020
Dia Mundial de Combate ao Câncer: o que você precisa saber sobre o assunto
4 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Como tomar anticoncepcionais

A pílula anticoncepcional é uma das mais comuns maneiras de evitar a
gravidez. Por isso, ela pode ser indicada pelo médico, assim que a atividade
sexual da mulher começar, mesmo quando ela ainda for uma adolescente.
Ainda há muitas dúvidas sobre o uso de anticoncepcionais. Por isso,
preparamos esse texto para você. Siga sua leitura e tire as suas dúvidas!

Como tomar o anticoncepcional pela 1ª vez

Embora a maioria dos anticoncepcionais ofereça 21 comprimidos por cartela, há também os com 24 ou 28 comprimidos. Seja como for, a mulher deve tomar um por dia.

Quem for tomar o anticoncepcional de 21 dias pela primeira vez, precisa ingerir o primeiro deles no primeiro dia da menstruação. Depois disso, é só seguir tomando, um por dia, até a cartela terminar.

Quando a cartela acabar, é preciso fazer uma pausa de sete dias e, no oitavo dia, voltar a tomar a pílula. No caso da de 24 comprimidos, a pessoa precisa parar de tomar por apenas 4 dias e a de 28 a administração é diária, sem interrupção.

Como tomar o anticoncepcional de 21 dias

Ingira um comprimido ao dia, por 21 dias, sendo que o primeiro é no início da menstruação. Quando a cartela acabar, não tome a pílula anticoncepcional por sete dias e volte a tomar no oitavo dia. Selene, Yasmin e Diane 35 são exemplos dessas pílulas.

Como tomar o anticoncepcional de 24 dias

Tome um comprimido ao dia por 24 dias, e faça uma pausa de 4 dias. No quinto dia, comece uma nova cartela. São exemplos de anticoncepcionais de 24 dias: Mínima, Mirelle, Yaz, Siblima, Iumi.

Como tomar o anticoncepcional de 28 dias

Tome esse tipo de pílula sem interromper. Ou seja, quando uma cartela acabar, comece outra imediatamente. O esperado é que não haja menstruação.

Caso mesmo com o anticoncepcional ainda seja visualizado fluxo sanguíneo, procure o ginecologista que indicou a medicação. São exemplos de anticoncepcionais de 28 dias: Adoless, Gestinol, Micronor,  Elani 28, Cerazette.

Como tomar o anticoncepcional injetável

Quando o anticoncepcional injetável for prescrito, fique atenta para saber se ele é mensal ou trimestral, pois há dos dois tipos. Seja como for, o medicamento deve ser administrado por um enfermeiro ou pelo farmacêutico.

O anticoncepcional mensal pode ser administrado do primeiro ao quinto dia do início da menstruação. Alguns exemplos são: Perlutan, Mesigyna, Noregyna, Preg-less, Cycloprovera e Cyclofemina. A administração é a cada 30 dias.

Já os de três meses costumam ser aplicados do primeiro ao oitavo dia de menstruação. São exemplos:  Depo-Provera e a Contracep. Uma nova dose deve ser aplicada após 90 dias.

Que horas tomar o anticoncepcional?

Não há um horário correto para que a pílula anticoncepcional seja ingerida. Contudo, é indicado que após você ter tomado a primeira dose, siga ingerindo o restante do medicamento no mesmo horário. Por exemplo, se tomou a primeira às 12 horas, vá até o final da cartela tomando as pílulas sempre às 12 horas. Isso evitará a diminuição do seu efeito.

Gostou das dicas? Então navegue em nosso blog e descubra tudo o que você precisa sobre saúde!