Coma de forma saudável - Poupafarma

Coma de forma saudável

A Fisioterapia
A Fisioterapia
13 de outubro de 2016
A importância da vitamina D
A importância da vitamina D
17 de outubro de 2016
Exibir tudo

Coma de forma saudável

Coma de forma saudável

Uma alimentação saudável traz qualidade de vida pois faz com que seu corpo trabalhe corretamente prevenindo diversos males à saúde. Sempre busque alimentos naturais e sempre que possível, tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados.

E não se engane, ficar sem comer não vai fazer com que você emagreça mais rápido. Pelo contrário, o organismo trabalha de modo inteligente. Isto é, se não tem comida, ele estoca em forma de gordura.

A partir do café da manhã o correto é fazer um lanche a cada três horas. Isso mantém a taxa de glicose (açúcar do sangue) regulada e o metabolismo ativo, tudo o que o organismo precisa para emagrecer de forma saudável.

Ficar muitas horas sem se alimentar faz com que alguns hormônios sejam estimulados e um deles é o cortisol (hormônio do estresse), sempre presente em estados de “hipoglicemia”. Se o corpo percebe a falta de glicose (horas de jejum) faz a gliconeogênese (quebra de ácidos graxos e glicerol), para serem utilizados como energia em forma de glicose e posteriormente armazenando-se na região abdominal.

E essas horas de jejum elevam também taxas de glicose (cortisol), o açúcar do sangue, que acarretam picos quando você se alimenta fazendo com que o organismo libere de forma exagerada um hormônio chamado insulina, que promove o estoque de gordura na região abdominal. Além disso, leva a quadros de hipoglicemia, que é a diminuição dos níveis de glicose. Isso se traduz em mal-estar, sensação de desmaio, etc. Com isso, o organismo pede desesperadamente uma fonte rápida de glicose para que os níveis sejam aumentados. E essa fonte é o doce! Então, tudo passa a ser um círculo vicioso e a compulsão pelo doce, uma situação cada vez mais comum.

Fica a dica, carregue com você frutas, frutas secas, castanhas e sempre uma garrafinha de água. Mantenha-se sempre hidratado. A garrafinha de água pode ser aromatizada, proporcionando um gostinho bom e também garantindo os benefícios da fruta ou do fitoterápico escolhido. E o mais importante, fale sempre com um médico ou nutricionista.

Por: Andressa Dalceno – nutricionista e colaboradora do blog.

Coma de forma saudável