Boa alimentação nas festas de fim de ano - Poupafarma

Boa alimentação nas festas de fim de ano

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Boa alimentação nas festas de fim de ano

Boa alimentação nas festas de fim de ano

Natal, Ano Novo….como se comportar nas festas de fim de ano?

É comum as pessoas não resistirem às tentações nas festas de fim de ano e extrapolarem. Porém, dias depois, alguns se arrependem pelos “pecados” cometidos. Que tal fazer diferente neste ano?

Primeiramente faça o planejamento de seu cardápio e escolha preparações leves, sem muita gordura e em seguida faça uma lista de compras. Com esta atitude, você não sairá pegando tudo o que encontrar no supermercado.

Entre as opções de carnes, prefira os assados ou grelhados e retire a pele. Opte pelas carnes magras, como peru ou outras aves ou até peixe assado. Tender e pernil são carnes que contém mais gordura e colesterol.

Faça todas as refeições do dia. Se você ficar muito tempo sem comer ficará com fome na hora da ceia e aí o abuso é inevitável. Não deixe de se alimentar durante o dia, pensando em extrapolar na ceia.

Não belisque os alimentos ou beba drinks enquanto prepara a ceia, pois serão calorias a mais. E beba bastante líquido durante o dia, assim você estará se hidratando.

Na hora da ceia, em primeiro lugar faça um prato de salada e coma à vontade. As fibras das hortaliças trazem saciedade.

Não repita a refeição. Um prato que contém verduras, legumes, cereais e carnes é suficiente.

Evite os molhos à base de maionese, dando preferência para os feitos com iogurte, limão ou os chutney (molhos à base de frutas).

Abuse dos temperos naturais: ervas aromáticas, cebola, alho, tomate, pimentão, pimenta.

Cuidado com as frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs) como aperitivo ou acrescentadas em preparações, pois fornecem muitas calorias, apesar de conterem nutrientes funcionais em sua composição. Prefira as frutas frescas, da época, fresquinhas e docinhas, são uma delícia! Entre as frutas secas, o damasco é a fruta menos calórica.

As sobremesas! Isso não pode faltar, não é mesmo?

Pode consumir sim, desde que faça a escolha certa e sempre com moderação. Se você optou pelas carnes gordas, vá com calma na hora da sobremesa, prefira doces e sorvetes de frutas. Doces com ovos, manteiga, creme de leite ou leite condensado, podem ser consumidos por quem optou por pratos mais leves, como carnes magras e saladas. Mas de forma geral, prefira as sobremesas que possuam menos cremes como chantilly ou massas podres, que contêm muita gordura. Sorvetes, mousses e gelatinas de frutas são boas sugestões.

Atenção para a bebida alcóolica! O álcool tem 7 kcal por grama. Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. O vinho e o champagne são ótimas pedidas, o champagne por ser uma das bebidas alcoólicas menos calóricas e o vinho por ter propriedades saudáveis em sua composição.

Mas o conselho é sempre maneirar na quantidade.

Não abandone os exercícios físicos, procure se exercitar todos os dias, se não for possível ir à academia, faça caminhadas, ajude os seus familiares nos preparativos para as festas, enfim, mexa-se!

Neste ano aja diferente, pense em sua meta e não deixe que estes dias de festas prejudique!

Lembre-se que além da ceia, existem outras coisas boas a se fazer nestes dias, como confraternizar com seus amigos, curtir seus familiares, presentear as crianças, etc.

Por Andressa Dalceno – nutricionista e colaboradora do blog.

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