Antes de sair para o feriado, veja se você não esqueceu alguma coisa

Gripes e resfriados: suas atitudes podem evitar que as crianças se contaminem
14 de junho de 2019
Você tem alergia e rinite? Saiba quem são seus aliados nessa luta diária
24 de junho de 2019
Exibir tudo

Antes de sair para o feriado, veja se você não esqueceu alguma coisa

Família reunida, malas prontas, criançada, cachorro e papagaio a bordo. Por isso, ninguém quer sair com aquela sensação de “parece que estou esquecendo alguma coisa”.

O planejamento é fundamental para evitar perrengue e, quando se trata de saúde, ninguém pode marcar bobeira. Muitas vezes um pequeno mal-estar pode atrapalhar quando se está parado no congestionamento ou em um algum lugar distante de um supermercado ou uma farmácia.

Então, confira esse guia para que seu feriado seja tranquilo e você possa voltar para o trabalho com gás renovado. Se um imprevisto acontecer, você não vai se desesperar.

Necessaire: Chegou a hora de montar seu kit de higiene e cuidado pessoal. É bom ter atenção especial. Esquecer alguma coisa pode significar perda de tempo na viagem ou até mesmo ter que desembolsar bem mais por um item básico. Escova, pasta de dente, xampu, sabonete, hidratante, desodorante, absorventes, maquiagem, demaquilante, algodão, cotonetes, pente ou escova de cabelo, produtos de barbear e de manicure. Ah, não esqueça também o filtro solar. Mesmo no inverno, ele é indispensável e você não vai querer lidar com queimaduras no meio do feriado prolongado. Um creme pós-sol também pode ser útil.

Remédios: Se você precisa tomar um medicamento regularmente, atenção especial. Separe antes as quantidades que você vai precisar durante a viagem. Vale até contar uns dias a mais porque, sabe como é, melhor sobrar do que faltar. Lembre-se de não tirar os comprimidos das embalagens para não estragar e perder o efeito. Por último, guarde os remédios em um lugar onde você garanta que eles ficarão longe da umidade. Uma boa ideia é embalar os produtos líquidos dentro de sacos plásticos. Também vale à pena levar medicamentos para uma eventual indisposição estomacal, dor de cabeça e, quem sabe, uma cólica (se você é mulher, dê uma olhadinha antes no calendário).   

Primeiros socorros: se você tem crianças já sabe que elas vão correr, pular e brincar o tempo todo. É nessas horas que um pequeno acidente pode acontecer. A verdade é que todos estamos sujeitos a um corte ou um leve machucado. Então, por precaução leve nas malas curativo, esparadrapo e um antisséptico.

Sono: Partir descansado e com o sono em dia para uma viagem é sempre melhor. Agora, se você vai dirigir é uma obrigação. Motorista sonolento é uma das maiores causas de acidentes graves no trânsito e não vale se arriscar só para sair algumas horas antes. Ir pela manhã pode ser uma boa opção para aproveitar o período em que estamos mais descansados.

Lanche: Uma bolsa térmica com uma comidinha para curtir a viagem é sempre uma boa pedida. Evite alimentos gordurosos que podem atrapalhar sua viagem já no começo. Dê preferências às frutas, castanhas e outras opções mais leves. Além disso, nunca se esqueça da água. Hidratação é fundamental.

Clima: Antes de arrumar a mala não se esqueça de checar como vai estar o tempo no lugar para onde você vai. Em junho, faz frio no estado de São Paulo, mas não quer dizer que no nordeste do Brasil as temperaturas estarão baixas. O ideal é você arrumar a mala de acordo com o que você e sua família programaram para se divertir nesses dias. Uma sugestão: ao fazer as malas, comece pelos sapatos. Em seguida, coloque calças, jaquetas e blusas. Camisetas podem ser enroladas para colocar no fim. Ah, lembre-se de ter sacos para colocar a roupa suja separada das limpas.