Alimentos aliados do Coração - Veja alguns deles no nosso blog.

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Alimentos aliados do Coração

Alimentos aliados do Coração

Uma alimentação adequada e bem balanceada faz bem para a saúde e diminui o risco de doenças cardiovasculares como pressão alta, AVC ou infarto. Os alimentos amigos do coração são aqueles ricos em substâncias antioxidantes, fibras e gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas, como azeite, alho, aveia, tomate ou sardinha, e que você pode incluir no prato sem hesitação.

Estes alimentos devem ser ingeridos frequentemente, pelo menos 1 vez por dia nas quantidades adequadas.

Confira a lista dos alimentos recomendados e quais os seus benefícios:

1. Azeite Extra Virgem

azeite

Aumenta o colesterol bom (HDL), possui antioxidantes que combatem os radicais livres prevenindo doenças degenerativas, incluindo as doenças cardíacas. O melhor é ingerir 1 colher de chá de azeite extra virgem por dia, como tempero de saladas cruas ou no pão;

2. Vinho Tinto e Suco de Uva Natural

vinho

Estes são ricos em Resveratrol, uma substância que previne o envelhecimento das células e combate o mau colesterol. Esta substância pode ainda ser encontrada em forma de cápsulas e, neste caso, recomenda-se ingerir de 250 a 500 mg por dia, que equivale a 1 taça de vinho tinto;

3. Alho

alho

Rico em alicina e em ajoene, que fluidificam o sangue, diminuem a pressão arterial e dificultam a coagulação sanguínea.

4. Linhaça

linhaça

Rica em ômegas 3 e 6, ela combate o colesterol mau, aumenta o bom e ainda melhora a memória e a concentração;

5. Acerola, Morango e Laranja

laranja

São frutas ricas em vitamina C que possuem ação antioxidante, diminuindo o risco de acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, sendo eficaz na prevenção da aterosclerose;

6. Aveia

aveia

Possui ômega 3, folato, potássio e fibras que podem ajudar a diminuir os níveis de mau colesterol na corrente sanguínea;

7. Tomate

tomate

Rico em licopeno, que exerce função benéfica ao coração devido a sua ação antioxidante;

8. Peixes, como Sardinha, Atum e Salmão

salmao

São peixes ricos em ômega 3 que aumentam o bom colesterol, diminuindo o mau colesterol, mas para tal benefício não devem ser consumidos fritos nem empanados;

9. Banana

banana

Rica em potássio que protege a musculatura que forma o coração.

10. Chocolate Amargo

chocolate amargo

Rico em flavonoides e ácido gálico, antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e promovem a saúde do coração. Apesar de serem bastante calóricos, recomenda-se comer 1 quadradinho de chocolate amargo por dia.

 

O consumo diário de alguns destes alimentos pode ajudar a reduzir em até 80% o risco de doenças cardíacas, mas também é  muito importante reduzir o consumo de alimentos que fazem mal ao coração, como pizza, salgadinhos, hambúrgueres, cachorro quente, bolos ou frituras, por exemplo.

Fonte: Tua saúde/Mais equilíbrio

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