6 dicas para você manter a pele bonita e saudável no inverno - Poupafarma Google Ads Sense

6 dicas para você manter a pele bonita e saudável no inverno

Mês da mulher: como contribuir para a saúde e o bem-estar delas no dia a dia
5 de março de 2021
Exibir tudo

6 dicas para você manter a pele bonita e saudável no inverno

Não espere a chegada do verão para começar a cuidar do seu corpo. É no inverno que a umidade abaixa e a pele tende a ficar mais ressecada. Por isso a proteção nesta época do ano é tão importante. Confira 6 dicas que vão ajudar a preservar a beleza natural da sua pele para você já estar preparada quando o calor voltar.

1 – Antes de comprar, saiba o que é melhor para você

Não basta aquela embalagem super bonita de uma marca reconhecida para escolher seus cremes para a pele. Antes de mais nada, é fundamental conhecer qual é o seu tipo de pele. Ela pode ser seca, normal, mista ou oleosa. O recomendado é que você faça uma consulta ao dermatologista para saber e, aí sim, escolher o produto adequado para você. Quando o creme, o hidratante ou o filtro solar não correspondem ao seu uso correto, eles podem até ter efeito contrário e acabar ressecando ou deixando a pele oleosa demais.

2 – Filtro solar também é para o frio

No inverno você não vai à piscina ou à praia e as temperaturas praticamente não passam dos 25oC. Mas isso não significa que você deve deixar o filtro solar no fundo da gaveta. Ao contrário, essa é a estação mais seca do ano e o sol, embora não esquente tanto, continua a queimar e danificar a pele com os raios UVA. Então, usar filtro solar principalmente no rosto continua como a obrigação de todos os dias.

3 – Use o hidratante depois do banho

Além de você lembrar de ter dois tipos de hidratantes, um para o rosto e outro para o corpo, vale a pena aproveitar aquele momento logo após o banho para passar os cremes. A explicação é simples: o vapor de água que fica suspenso no ar é um aliado da hidratação porque ajuda o creme a penetrar na pele.

4 – Atenção para a temperatura da água e o sabonete

A gente sabe como é a tentação de tomar aquele banho com água pelando, mas cuidado! Para não danificar a sua pele, a temperatura ideal da água é de até 37oC. Banho muito quente tira pouco a pouco a proteção externa da pele, que dá aquele toque mais suave que não existe em uma pele ressecada. Você também pode contar com sabonetes hidratantes e, se tiver a pele seca, prefira a versão líquida. Alguns já vem até com ingredientes extras para estimular a hidratação como ceramidas, ácido hialurônico e colágeno.

5 – Mantenha o sorriso nos lábios

Muita gente se esquece de uma parte do corpo que está sempre exposta ao frio: os lábios. Muitas vezes, os lábios ficam tão ressecados que até tiram o sorriso do rosto. Por isso, não se esqueça de também proteger seus lábios. Entre os hidratantes labiais, a manteiga de cacau é a opção mais antiga e barata, mas você também pode investir em produtos mais modernos com alto poder de hidratação.

6 – Tomar água e comer bem

Tudo o que você ingere reflete no seu organismo. Como a pele é o maior órgão do nosso corpo, ela também vai sentir se você tomar pouca água e se alimentar mal. A temperatura caiu, mas você pode continuar andando com aquela garrafinha de água ao seu lado. Além disso, alguns alimentos ricos em antioxidantes protegem a pele e podem dar uma força extra. Então, procure receitas que contenham frutas cítricas, couve, batata doce, abóbora, mamão, frutas vermelhas, sementes, nozes e castanhas.