4 dicas para aumentar sua imunidade

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4 dicas para aumentar sua imunidade

A imunidade nada mais é do que um sistema de segurança do seu corpo contra agentes infecciosos. Como qualquer sistema, ela precisa de manutenção para funcionar bem. Grande parte dos cuidados que você precisa ter para aumentar sua capacidade imunológica começa pela boca, ou seja, estão na alimentação.

Já falamos no blog como algumas doenças (link post doenças inverno) são mais comuns no inverno. Agora você pode conferir dicas para turbinar sua imunidade e manter em dia o sistema de defesa do seu organismo contra visitantes indesejados.

Cuidado com as dietas: quando o frio chega, uma das primeiras mudanças que percebemos é o aumento do apetite. Por isso, muita gente que não pretende brigar com a balança acaba fugindo da comida. Só que a ideia de simplesmente cortar ou reduzir refeições pode não ser uma boa ideia para sua imunidade. Isso acontece porque no frio o corpo gasta mais energia para se manter aquecido e, se falta energia, sua imunidade tende a diminuir. Por isso comer menos pode deixar seu corpo ainda mais vulnerável. Então, cuidado com os regimes e dietas radicais. Melhor do que reduzir a alimentação é saber escolher sua comida. Dê preferência a opções mais saudáveis e procure uma dieta equilibrada.  

Tempero na comida: comida bem temperada não só é mais gostosa como também pode aumentar sua resistência. Alho, cebola e gengibre, por exemplo, além de darem um toque especial aos alimentos são também reforços importantes para sua imunidade. O alho é rico em selênio e zinco, a cebola contém quercetina que ajuda no combate de vírus e doenças alérgicas e o gengibre possui a capacidade de eliminar bactérias. Você pode usar o alho, a cebola e o gengibre como base para temperar carnes, especialmente a de porco e frango ou, se você for um fã desses ingredientes e não tiver um encontro logo em seguida, pode até comê-los crus.

Vegetais verdes escuros: Não é coincidência que o marinheiro Popeye fique mais forte depois de comer espinafre. Vegetais verdes escuros como brócolis, couve, rúcula e aquele que é o preferido do personagem do desenho são fontes de ácido fólico e das vitaminas A, B6 e B12. Esses nutrientes ajudam a reforçar seu exército contra infecções. Aproveite o clima do inverno para criar sopas usando essas folhas como base. Além de deliciosas, elas serão um reforço importante contra as doenças mais comuns do inverno.

Frutas cítricas: Quanto mais o tempo passa, mais benefícios se descobrem da vitamina C. Um dos principais é justamente o aumento da imunidade. No caso das frutas cítricas, ricas em vitamina C, esse aumento da resistência vai desde as gripes e resfriados até doenças mais graves como as cardiovasculares e o câncer. Por isso não abra mão de encher sua sacola da feira com laranja, limão, acerola, kiwi e morango. Esse último, aliás, tem a principal safra em agosto. Oportunidade de comprar mais e economizar nos morangos. Além das frutas, há também uma grande variedade de suplementos com vitamina C para ajudar você a não ficar órfão desse importante nutriente.