1º de Dezembro - Dia Mundial da Luta contra a Aids - Poupafarma

1º de Dezembro – Dia Mundial da Luta contra a Aids

Vai um cafézinho?
Vai um cafézinho?
29 de novembro de 2016
Dezembro Laranja
Dezembro Laranja
2 de dezembro de 2016
Exibir tudo

1º de Dezembro – Dia Mundial da Luta contra a Aids

1º de Dezembro - Dia Mundial da Luta contra a Aids

1º de Dezembro é o Dia Mundial da Luta Contra a Aids e sua escolha foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da ONU – Organização das Nações Unidas.

A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. O Dia Mundial da Luta Contra a Aids é uma ocasião para se saber mais sobre esta doença e desenvolver/reforçar o esforço mundial no seu combate. O objetivo é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências e de criar um espírito de tolerância social, além de edificar uma ação durável contra a Aids.

Seu símbolo é o laço vermelho, visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids. O laço se tornou um símbolo tão forte na luta contra a doença, que seu uso em outras cores se espalhou, divulgando o espírito da solidariedade com outros significados, como o laço rosa que se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama.

O que é Aids?

A sigla AIDS, que vem do inglês Acquired Immunodeficiency Syndrome e em português significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico causada pelo vírus HIV. Esse vírus destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano.
Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças; desde um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. Como esse vírus ataca as células de defesa, o próprio tratamento dessas doenças fica comprometido, agravando a situação. A Aids pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de Aids era uma sentença de morte. Hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida, apenas tomando os medicamentos indicados e seguindo corretamente as recomendações médicas. Mas para isso, é fundamental diagnosticar precocemente a doença para aumentar a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.

Atenção: beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmitem a doença!

Participe! Vamos ajudar a combater a Aids!

Fonte: www.aids.gov.br

1º de Dezembro - Dia Mundial da Luta contra a Aids