10 Cuidados com a Saúde no Verão - Poupafarma

10 Cuidados com a Saúde no Verão

Cuidados com os cabelos na praia e piscina
Cuidados com os Cabelos na Praia e Piscina
20 de dezembro de 2016
Dicas de beleza para o verão
Dicas de Beleza para o Verão
28 de dezembro de 2016
Exibir tudo

10 Cuidados com a Saúde no Verão

10 Cuidados com a Saúde no Verão

Em tempo de calor intenso, todo cuidado é pouco para que você curta o verão sem se descuidar da saúde.

Confira 10 dicas de cuidados simples mas importantes para você e sua família:

1) Beber água ou líquidos não açucarados, durante o dia, para não desidratar.

2) Evitar exposição solar direta nas horas não recomendadas, entre as 10 e as 15 horas.

3) Usar protetor solar sempre e em todas as áreas expostas ao sol e repassar de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia.

4) Usar chapéu ou boné quando estiver ao sol e usar roupas leves e claras que absorvam menos o calor.

5) Comer frutas, verduras e legumes crus ricos em água como alface, chuchu, pepino, rabanete, nabo, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, banana, goiaba e clara de ovo.

6) Evitar bebidas alcoólicas e refrescos açucarados, pois o álcool aumenta a perda de água pelo corpo.

7) Procure sempre andar de chinelo e se deitar sobre cangas ou toalhas quando estiver na praia para evitar doenças de pele que são muito freqüentes no verão. Não deixe de secar muito bem todo corpo, principalmente as juntas e entre os dedos dos pés. O excesso de umidade nos espaços entre os dedos dos pés ou nas axilas pode causar coceiras e rachaduras (as chamadas frieiras). Outra doença comum nessa época do ano é a micose, causada por fungos que habitam a água das piscinas e a areia das praias.

8) Hidrate a pele. Não se esqueça do creme hidratante para refrescar a pele e evitar que ela resseque.

9) Evitar permanecer em locais fechados e sem ventilação. O ar condicionado também pode ser um problema no verão pois aumenta a presença de bactérias, vírus ou ácaros no ar e retira umidade do ar, agravando as alergias. Por isso, deve-se limpar os filtros do ar condicionado com frequência, usar um vaporizador, ou mesmo colocar um utensílio com água para umidificar o ar. Adotar estes cuidados é importante para evitar a desidratação e doenças como rinite, bronquite e asma, assim como a brotoeja, porque estas doenças são muito comuns no verão devido o aumento do suor, baixa umidade do ar e proliferação de microorganismos.

10) Passar repelente no corpo é outra dica para o verão, porque há mais mosquitos e na fase das chuvas pode ocorrer epidemia de doenças, como a dengue.

 

10 Cuidados com a Saúde no Verão