Vamos combater a obesidade

Conheça o movimento Outubro Rosa
Conheça o movimento Outubro Rosa
6 de outubro de 2016
A Fisioterapia
A Fisioterapia
13 de outubro de 2016
Exibir tudo

Vamos combater a obesidade

Vamos combater a obesidade

Combater e prevenir a obesidade e sobre peso são ações urgentes diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) é provável que mais de 200 mil pessoas morram anualmente em decorrência destas complicações na América Latina.

No Brasil, os números mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública que atinge cerca de 40% da população brasileira.

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e é um fator de risco para inúmeras patologias como infarto agudo do miocárdio, derrames e redução da expectativa de vida. Ela é caracterizada pelo excesso de gordura corporal, dieta altamente calórica, vida sedentária, fatores genéticos ou psicológicos e o seu diagnóstico ainda é feito pela avaliação da composição corpórea, que mede a quantidade de músculo, gordura e líquidos no corpo.

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias, incluindo crianças.

Portanto, mude seus hábitos se for necessário e inclua na sua vida uma alimentação saudável e exercícios adequados para acabar com o sedentarismo.

Fonte: Ministério da Saúde / Fonte: Hospital do Coração – HCOR

Vamos combater a obesidade